Preciso que um site fique sempre aberto no meu computador. Esse site é uma espécie de streaming/rádio que fica reproduzindo músicas e informações…
A minha ideia é criar um webapp para esse site, tem ferramentas como o Webapp Manager, do Linux Mint (a distribuição que instalei no computador em questão) que fazem isso facilmente. Até aí tudo bem. Porém, para evitar que os usuários, ao fechar a janela do aplicativo interrompam a reprodução da mídia, preciso que o app fique rodando em segundo plano, de modo que, ao clicar no botão de fechar, em vez de encerrar o aplicativo, ele apenas minimize e permaneça rodando em segundo plano, de preferência com um ícone de status na barra de notificações/tarefas, e por meio desse ícone sim, tenha uma opção para encerrar o app ao clicar com o botão direito, igual a Steam, por exemplo:
Resumindo, preciso criar um webapp que permaneça rodando em segundo plano quando o usuário fechar a janela dele. Alguém sabe uma forma prática de fazer isso?
Bom, descobri uma forma super simples de fazer isso: Utilizando uma ferramenta chamada Nativefier.
Vou deixar aqui a solução para quem mais precisar. Os passos que eu executei foram:
- Instalar o pacote
npm
no meu Debian: sudo apt install npm
- Instalar o Nativefier:
sudo npm install nativefier -g
- Usar o Nativefier para converter o site em app. Um exemplo com o YouTube:
nativefier -p linux -a x64 https://youtube.com --tray
Utilizei a opção --tray
para ter um ícone na tray do sistema e ter o efeito de manter o app rodando em segundo plano ao fechar a janela. É possível fechar completamente o app ao clicar com o botão direito nesse ícone e em “Quit”
O único problema que eu tive foi que eu não consegui logar com a conta do Google no YouTube. Aparece uma mensagem dizendo que o navegador não é seguro. Deve ter uma forma de resolver isso. Mas pra mim isso não é um problema, pois usei o YouTube aqui apenas como um exemplo. Funcionou perfeitamente com o site que eu realmente precisava converter em WebApp.
1 curtida
Esse problema você deve resolver indo nas configurações da conta e procurando por app menos seguro em SEGURANÇA. Lembro de já ter tido esse problema com app de email de um android antigo - 4.4
1 curtida
Já encontrei uma solução para isso, usando a opção --internal-urls ".*?\.google\.*?"
no comando. Não foi preciso diminuir a política de segurança da conta do Google. E como eu disse, usei o YouTube apenas como exemplo, o site que eu preciso não precisa logar na conta do Google.
2 curtidas
Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.