Boa tarde galera, vale a pena montar tal hardware para uso doméstico em casa ?
Já passamos por muitas tecnologias surpreendentes no mundo da informática.
Vamos contar um resumo delas.
Como todos já devem saber que o raid nada mais é de uma junção de dois ou mais HDDs de mesmo tamanho e velocidade como se fosse um só, o problema engraçado é que se um pifar os outros param de funcionar já que todos estão fazendo uma só função.
Outro recurso interessante que a AMD fez para os usuários mais básicos é a junção do vídeo onboard em conjunto com o offboard ao mesmo tempo fazendo suas aplicações e jogos rodarem mais rápidos por um preço menor dependendo da placa de vídeo que o processador AM1 recomendar.
AMD CrossFireX e Nvidia SLI
Esse é outro recurso impressionante só para os entusiastas que gostam de ascender o cigarro com uma notinha de 100 kkk
Bincadeiras a parte…
Uma tecnologia meio que assustadora onde a placa-mãe dispôe de duas ou mais slots PCIEx x16 com placas gráficas idênticas adicionando performance máximo em games, vocês já se imaginaram duas RTX 4090 em SLI ? Complicado imaginar né ?
Nvidia Turbocashe
Outra tecnologia que esteve presente nas 6200 da nvidia que cujo objetivo era aumentar a vram usando a ram do PC, se a 6200 fosse 128MB o turbocashe aumentava para 512MB dependendo da ram instalada.
Que nada mais é que dois ou mais gabinetes interligados a um só monitor aumentando de modo geral a performance, mas aí vem a pergunta… COMO?
Digamos um exemplo que temos 2 PCs
É só ligar o cabo Y HDMI nos dois gabinetes e conectar ao monitor ?
Peço desculpas a todos MAS essa é a dúvida do século que muitos aqui vão querer fazer seus clusters.
Acredito que você misturou alguns temas que não são necessariamente relacionados com cluster (no sentido estrito da palavra), raid, crossfire, SLI, etc… são tecnologias que podem ser usadas em clusteres. Mas, não estão restritas a este tema em específico.
Um cluster tem bem pouca utilidade para computação doméstica, a maioria dos programas “pensados” para uso pessoal não possuem as otimizações necessárias para tirar proveito desse tipo de infraestrutura.
As tecnologias que você citou como Crossfire e SLI não são exatamente tecnologias de cluster e sim de paralelismo, que até faziam certo sentido quando o poder bruto do hardware ainda era baixo. Porém, o ganho de desempenho era tão marginal e dependia tanto de outros fatores que esse recurso acabou sendo deixado de lado naturalmente.
Outro ponto a se considerar é o consumo de energia, essa é uma conta que precisa ser feita em conjunto com o possível “ganho de poder de processamento” para saber se vale a pena ou não.
Não rapaz, é só o RAID 0 que se 1 pifar o RAID morre junto com os dados, para resolver isso vc pode usar o RAID 3 ou o RAID 5(Raid via software é pouco tolerante a queda de energia, só que é barato, só custa o preço de programa-lo, no Linux eu já usei o software MDADM, tem um script na internet de automação de criação do RAID com o MDADM)
Não rapaz, a velocidade dobra a velocidade do mais lento, triplica se 3, quadruplica se 4, quintuplica, sextuplica…
Para começar gabinete não é computador, computador é, placa mãe, RAM, processador, nada menos do que isso.
Cara, a comunicação entre os computadores é feita pela rede LAN. Como o @eddiecsilva disse, são 2 ou mais computadores na tomada sugando energia.
2 notebook vai sugar o mesmo que 2 TVs ligadas.
Há 20 anos atrás eu tinha um projeto que era fazer um cluster com placas-mãe pcchips m598 sis530, eu tinha duas delas com o mesmo processador e ram mas o desafio era o sistema operacional, como eu não conhecia bem o linux nessa época eu deixei de lado o projeto. Eu achava que fosse uma coisa boa ter dois pcs trabalhando em paralelo a um só monitor mas é como você acabou de dizer para uso pessoal não possuem as otimizações necessárias para tirar proveito desse tipo de infraestrutura
Esse era um ponto que não era tão relevante exceto a internet discada, como naquela época não tinha um plano de internet a 10 centavos por conexão depois das 14h da tarde de sábado minha mãe me esfolava vivo quando a conta do fim do mês chegava kkk
Não cara, isso é lixo, presta não, SATA é muito melhor, e alcançar SSD, sem chance, HD presta não.
HD só compra quem quer custo beneficio. @Rimana21 Se vc meter um RAID 5 com 7 HD vc alcança a escrita e leitura sequencial de SSD SATA 3 2.5.
Pois é rapaz, voltamos a estaca zero kkk
Eu tava meio que imaginando que o tópico não ia fazer sucesso.
Pelo menos fiquei em terceiro lugar, isso é como ganhar na loteria.
Cara, comprar 7HD para superar um SATA 3 de 2.5 nem compensa, só vai valer se vc quiser tamanho do armazenamento por centavos, eu nem vejo mais sentido comprar HD, compensa mais comprar NVME, HD vai sobreviver por muito tempo não.
@Rimana21 RAID é sensível a queda de energia, se colocar bateria no sistema para segurar a queda ate vc digitar shutdown now no terminal ajuda, e queda de energia no RAID 5 não segura, o RAID 5 segura apenas defeito físico em 1 dos HDs.
Para aqueles que usam RAID é praticamente obrigatório ter um nobreak.
Aqui em casa as marcas de armazenamento que mais confio é o Goldenfir, Seagate, Patriot e Crucial. No meu 5600x em breve terá um nvme de 1TB para o Peppermint e as outras distro em dual boot será o ssd destas marcas.
Eu não preciso disso rapaz, já se esqueceu que foi graças a sua pessoa(you) que o meu peppermint chegou onde ele tá agora, mais rápido, veloz e confiável
Filesystem XFS no lugar do EXT4.