Como fazer som sair em 2 outputs ao mesmo tempo?

É possível fazer o som sair no HDMI e no auto falante imbutido do notebook ao mesmo tempo?

Alma Linux 9

Compiled with libpipewire 0.3.47
Linked with libpipewire 0.3.47

Name : wireplumber
Version : 0.4.8
Release : 1.el9
Architecture : x86_64
Size : 255 k
Source : wireplumber-0.4.8-1.el9.src.rpm

SIm, tem um tópico igual no fórum já, mas acho que é possível sim fazer isso, mas não sei como.

1 curtida

não vou saber dizer ao certo, mas já tentou linkar os 2 dispositivos de saída?

pw-link nodeA nodeB
1 curtida

É relativamente simples, rode pactl load-module module-combine-sink e vai surgir um dispositivo virtual que se conecta a todas as saídas (chamado combined); daí basta selecioná-lo como padrão nas interfaces gráficas do PulseAudio/Pipewire.

3 curtidas

Não funciona, ou fica mudo ou só sai audio pelo imbutido.

O problema é que o pw-link -o não lista o monitor quando está no interno (e vice-versa).

O primeiro é quando está configurado no hdmi e o segundo, no interno.
Se criar um outro output e tentar linkar os 2 nesse criado, só consigo linkar o que aparece no comando, não os 2.

O pro audio não mostra o hdmi.

pro audio

para listar tudo, o ideal é usar:

pw-cli info all

CONSEGUI!
Tive que editar o arquivo
/usr/share/alsa-card-profile/mixer/profile-sets/default.conf
deixar assim no final:

[Profile output:analog-stereo+output:hdmi-stereo]
description = Combined
output-mappings = analog-stereo hdmi-stereo
#input-mappings = analog-stereo

Selecionar esse profile e seguir a dica @Capezotte e juntar as duas saídas.

3 curtidas

Como uma possível solução extra, eu acho que encontrei uma solução mais direta, existe um profile chamado Pro Audio ao selecioná-lo, aparentemente todos os dispositivos de saída ficam disponíveis. dessa forma consegui usar o qpwgraph para vincular todas as saídas:

1 curtida

Como disse anteriormente, o pro audio não aparece a saída hdmi, só interno.

De qualquer forma, acho que não vou manter esse setup pois o audio está saindo com uns ms de atraso no hdmi, deve ser limitação de hardware mesmo. Deve dar para colocar uma demora no interno, mas acho que aí já é muita gambiarra.

Se você observar na minha imagem, ele não vai mapear como HDMI, ele vai mapear como um playback auxiliar, 2 das saídas ali são HDMIs.

Achei pertinente colocar aqui, para possíveis usuários que vejam o tópico, achei interessante porque é meio que um acesso bruto a todos os dispositivos.

Eu acho que meio que tem um uso bem interessante para produtores de conteúdo.

1 curtida

Eita! Funcionou mesmo. Valeu pela dica.

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.