Como fazer propria Distro baseada no ubuntu?

Meninuuuu eu tava com uma ideia,q tal fazer minha propris distro baseads no ubuntu?
Lgl né? não. Eu ja tentei o Ubuntu Builder e olha só? Presica de um tal de gambas gxtk 3,fui no cubic,nn consegui instalar (pq a internet tava uma … vo nem falar aq) :smiley::+1: nome da minha distro q vou fz cat-linux ou Ubuntu S (ou Subuntu)
1000021641
Logo do Cat Linux,quem me ajudou vou botar no contribuidores- ou sla GERAL-

1 curtida

Antes de criar uma distro se pergunte: é realmente necessário ter um novo projeto de uma distribuição Linux?

A não ser que você esteja tentando resolver algo extremamente específico, não tem porque ter um novo projeto de distribuição Linux.

Se você quer contribuir com o mundo do Open Source, pode ajudar algum outro projeto, seja com tradução ou programando mesmo.

Que tal ressuscitar o projeto Uma distro por pessoa?

1 curtida

Olá @Luis_Filipe, tudo bem contigo?

Criar uma distro baseada no Ubuntu ou até mesmo uma remaster, é uma tarefa bem trabalhosa que vai demandar que você estude diversas áreas de empacotamento e configuração do sistema operacional. Fazer isso pode te trazer alguns aprendizados interessantes sobre como as distros funcionam.

Infelizmente, não existe uma “receita de bolo” que facilite todo o processo. Você pode estudar algumas opções como as flavors oficiais do Ubuntu e muita documentação somente está disponível em inglês.

https://www.reddit.com/r/Ubuntu/comments/7sflam/what_is_the_best_way_to_make_a_ubuntu_flavor/

https://ubuntu.com/desktop/flavours

Um tópico muito discutido no meio open source é a fragmentação, principalmente quando falamos de distros Linux. Por outro lado, criar uma variação é um dos 3 direitos básicos associados ao software livre.

:vulcan_salute:

Vo ver isso ae :smiley::+1:

Se o objetivo e simplesmente pegar uma distro já existente, remover alguns pacotes, adicionar outros, trocar o papel de parede e ícones, talvez seja uma boa opção fazer um script Shell que execute essas modificações na distro base ao invés de criar uma nova.
Digo isso por que você teria que gastar um bom tempo mexendo com live-build ou configurando essas ferramentas de remaster ate chegar num resultado desejado, se as alterações que você propõe pode beneficiar outros usuários, talvez seja uma boa você mandar essas sugestões para a distro base.
De qualquer forma você pode criar um remaster com facilidade utilizando o penguin’ eggs

Cê fez essa pergunta que agora eu vim parar pra pensar uma coisa no passado: Porquê eu queria fazer uma distro? E eu lhe responde pq eu tava apaixonado por linux e gostaria de participar da ideia open-source kkk

1 curtida

Vai na fé brother, esse seu interesse em criar coisas é algo bom, e se você terminar manda link pra mim de dowload que eu to afim de testar :grin: . Eu não sei se você já começou ou não mas pensa em algo primeiro: Qual a finalidade de meu SO? Quais as características dele? Ele é melhor para devs, para desktops ou para gamers? O foco é beleza? Ou qualidade e ferramentas?

Se questione isso anote e depois você pode ter uma noção melhor do que você está fazendo e afinal saindo do assunto mas dentro do conteúdo: Logo bonita essa ein? Adorei o nome Cat Linux

1 curtida

Eu fiz um simulador dele no pocket code :smiley::+1: (como eu quero que pareça pelo menos :confused: :v)

Aq https://drive.google.com/file/d/1w3pKPjj9oLZAI8mTDFGiW95qJ5gdOq4K/view?usp=drivesdk
Ta em apk

Já é um inicio você está buscando e correndo atrás de seu objetivo parabéns. Acho melhor você planejar e depois você pode fazer as modificações. Pensa ae um pouco com as perguntas que eu tinha feito.

Ok :smiley: Brigadão ae

É nois tmj. Mas então você planeja fazer uma distro com muitas caracteristicas e com muitas ferramentas e etc? ou uma distro simples com poucos pacotes e desings diferentes? Descreva ae pra mim que talvez eu possa tentar te ajudar

Muitos pacotes porem pra pcs de baixo custo

Olha é uma descrição rápida e bem complexa kkk pois um pc de baixo custo com mkuitos pacotes é complicado mas vou tentar te ajudar com ideias e etc. Como eu disse é bem complexo muito em algo que aguenta pouco porem eu disse “complexo” e não “impossivel”. Bom pra começar um pequeno detalhe é a distro base que só ela mesmo já bem pesada mais dá pra talvez digamos que tirar alguns pacotes que não seram utilizados no SO

Qual seria o objetivo do seu sitema? Tipo você quer criar para usuarios comuns ou devs ou até gamers? pois assim fica m,elhor para saber quais pacotes botar e quais remover

Na verdade existe Eddie, o build system da Canonical:

1. Pega a Server
  2. Extrai
  3. Monta o chroot
  4. Modifica
  5. Recompacta o squashfs
  6. Remonta a ISO

Eu acho que você tá tentando dar um passo maior que a perna MAAS já que insiste aqui vai um how-to básico:

1. Avalie se é realmente isso que você quer
  2. Aprenda a fazer o script de pós instalação, é basicamente o início da parte “Mão no código…” do link anterior
  3. Aprenda o conceito de dotFiles e como se usa para ser as novas configurações padrão do sistema (não é /etc/skel)

Feito esses 3 passos, você pode seguir os tutoriais sobre como gerar uma ISO, a ISO é o último, mais simples e menos custoso dos passoas

3 curtidas

Olha o tutorial mais simples e bem explicado que eu já vi ó. Parabéns alguem trás o oscar pra esse cara kk

Nem é muito difícil, o arquivo fica em /casper na ISO, só extrair com unsquashfs, montar o chroot (no link do Eddie explica), instalar pacotes, remover e depois um mksquasfs, se quer editar a ISO o link do Eddie tem, o Cubic inclusive automatiza tudo

Em resumo vai desmontar o sistema pra fazer as alterações e depois vai botar as peças no lugar de novo na compactação da ISO