Como fazer o sistema montar o Drivers de Rede automaticamente

Bom pessoal primeiramente gostaria de dizer que isto que eu estou passando abaixo foi uma experiência de pesquisa de alguns dias e que eu gostaria de compartilhar o passo a passo de como fazer isso.

Muitos de vocês sabem algumas distribuições linux não montam drivers de rede no boot e isso muitas vezes é um saco, principalmente para quem usa NAS para fazer os seus backups ou algo do gênero. Então segue a baixo o que você vai precisar.

1. NAS ou dispositivo com suporte a servidor Samba
  2. Uma distribuição linux compatível(Testado no Fedora, mas acredito que funcione nas outras também).
  3. Tempo
  4. Conhecimento de Terminal e do Dispositivo ao qual você está querendo que monte o driver de rede

Vamos lá!

1. Abra o terminal e instale o pacote do cif-utils está instalado, você pode fazer usando os comandos abaixo:
    sudo dnf install -y cif-utils
    sudo apt-get install cif-utils
    sudo pacman -Sy --noconfirm cifs-utils

2. Após fazer a instalação do CIF-Utils, você irá usar o comando abaixo:
    sudo gedit(ou o nome do editor de texto que você quer usar) /etc/fstab

Ao digitar o comando acima irá abrir uma tela ao qual mostrará os dispositivos que você tem montado no seu PC, no final deste arquivo você irá colocar semelhante a linha abaixo, porém alterando as informações em maiúsculas para as informações do seu servidor.(Descrição detalhada abaixo):

for NAS shares:

//ENDEREÇO IP DO DISPOSITIVO/PASTA DE COMPARTILHAMENTO /media/NOME DE DESTINO cifs domain=NOME DO DOMÍNIO,username=NOME DE USUÁRIO ,password=SENHA,noperm,user 0 0

Explicação de cada Elemento :

1. ENDEREÇO IP DO DISPOSITIVO : Este é o endereço IP do dispositivo na rede. Exemplo : 192.168.1.50
  2. PASTA DE COMPARTILHAMENTO : É o nome da pasta ao qual você quer acessar do servidor ou NAS. Exemplo: Arquivos
    3.NOME DE DESTINO este é o nome que o sistema operacional irá mostrar no gerenciador de arquivos. Exemplo:NAS
  3. CIFS é o protocolo usado para montar os arquivos(não precisa alterar)
  4. NOME DO DOMÍNIO: É o domínio da rede que o dispositivo está.Exemplo : Workgroup
  5. NOME DE USUÁRIO :É o nome do usuário para acesso aos arquivos.Exemplo: Usuario1
    7.SENHA : É a senha usada para acessar os arquivos. Exemplo: 987654321

Ao inserir a linha acima com as suas informações é somente salvar o arquivo.Para testar se funcionou é somente dar o comando sudo mount -a.

Informação importante:
1.Caso todos os parâmetros estejam certos e mesmo assim você obtenha erro de CIFS mount, você deve verificar a versão do samba e especificar a mesma usando o argumento vers= e a versão do samba que você quer usar posteriormente do CIFS.
2. Para este procedimento você deve criar uma senha que não tenha caracteres especiais pois caso contrário o sistema não irá montar, isso é algo que eu estou vendo como melhorar e futuramente posso trazer alguma atualização sobre.

1 curtida