Como fazer o NVME ser uma memória acessível no Linux Mint 20.3?

Olá pessoal, tudo bem?

Eu tenho um SSD 480gb com o linus mint 20.3 instalado e comprei um NVME para expandir a memória interna, assim também eu utilizei o NVME para instalar outras distro para testar a diferença de velocidade e tudo mais.

Depois que fiz isso, resolvi formatar o NVME e usar como memória do computador para games, programas e afins. No entanto, depois que despluguei o meu SSD e formatei o NVME pela BIOS não subiu automaticamente como uma memória do sistema (eu era usuário windows kkk), fiquei confuso e depois de pesquisar e pesquisar não encontrei o como fazer.

Um amigo técnico em informatica me disse que deveria criar uma nova partição e adicionar o NVME para ele ser encontrado pelo sistema, quando fui fazer isso olhei em configurações do sistema - > Discos o meu NVME está la, mas não consigo “gravar” nada nele ou por exemplo fazer com que a Steam localize a pasta para ele instalar o jogos lá.

Então preciso de ajuda em como fazer esse procedimento que acredito que seja simples, mas estou levando um baile kkk

Nos discos o NVME aparece como: /dev/nvme0n1
O meu SSD aparece como: /dev/sda

Podem me ajudar por gentileza?

Configurações do meu Setup:

SO: Linux Mint 20.3 Cinnamon
Kernel: 5.4.0-167-generic
Processador: AMD Ryzen 3 3200G
RAM: 16GB
SSD: 480GB
NVME: 256GB

1 curtida

Olá @Alison, tudo bem contigo?

Segundo sua descrição, tudo o que você precisa é criar uma partição para que o novo espaço de armazenamento fique disponível para o sistema operacional. Estes dois vídeos tem todas as explicações necessárias para você ajustar isso.

Você também pode usar o histórico aqui do fórum para aprender com outras questões muito similares a sua, seja NVME, SSD ou HDD a forma de gerenciar partições não muda.

:vulcan_salute:

2 curtidas

Muito obrigado eddiecsilva, segui os vídeos e criei a minha partição como NTFS e consegui salvar os dados no NVME!

Agora já aprendi como fazer e tenho certeza que esse tópico vai ajudar outras pessoas mais leigas no assunto como eu que estou aprendendo :smile:

1 curtida

Usar o formato NTFS somente é recomendado se você pretende usar dua-boot, para utilizar somente sistemas baseados em Linux, EXT4 ou outros formatos nativos como BTRFS são mais indicados.

2 curtidas

Eu fiz como no vídeo em EXT4 mas ele não permitiu gravar nada no NVME, não sei o motivo, mas em NFTS ele permitiu gravar os arquivos, só que para acessar preciso ir nas pastas e acessar o NVME para “liberar” o acesso aos arquivos e ser reconhecido na máquina.

Em BTRFS mudaria alguma coisa?

Você precisa ajustar as permissões de escrita para que isso seja possível, você pode usar aplicativos gráficos como o Gnome Discos ou ajustar via terminal. Seu usuário precisa ter permissão de escrever no ponto de montagem pelo qual você vai acessar o NVME.

Vamos supor que você vai usar o ponto de montagem “/NVME”, o comando ficaria mais ou menos assim.

sudo chmod 750 /NVME
sudo chown $USER /NVME -R
  • O primeiro comando ajusta as permissões para o DONO possa escrever, o grupo possa apenas ler e qualquer outro usuário não tenha permissão nenhuma.
  • Já o último comando, define que o seu usuário é o dono do diretório onde o volume será montado e de todos os subdiretórios que existam nele.

Agora basta ajustar o caminho para o que você deseja usar aí.

BTRFS é um formato com muito mais recursos que o EXT4, mas, demanda que você saiba configurar algumas coisas e fazer uma manutenção periódica do seu sistema. No seu caso, sugiro ir de ETX4 até ter mais facilidade para administrar seu sistema.

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.