Eu tenho um SSD 480gb com o linus mint 20.3 instalado e comprei um NVME para expandir a memória interna, assim também eu utilizei o NVME para instalar outras distro para testar a diferença de velocidade e tudo mais.
Depois que fiz isso, resolvi formatar o NVME e usar como memória do computador para games, programas e afins. No entanto, depois que despluguei o meu SSD e formatei o NVME pela BIOS não subiu automaticamente como uma memória do sistema (eu era usuário windows kkk), fiquei confuso e depois de pesquisar e pesquisar não encontrei o como fazer.
Um amigo técnico em informatica me disse que deveria criar uma nova partição e adicionar o NVME para ele ser encontrado pelo sistema, quando fui fazer isso olhei em configurações do sistema - > Discos o meu NVME está la, mas não consigo “gravar” nada nele ou por exemplo fazer com que a Steam localize a pasta para ele instalar o jogos lá.
Então preciso de ajuda em como fazer esse procedimento que acredito que seja simples, mas estou levando um baile kkk
Nos discos o NVME aparece como: /dev/nvme0n1
O meu SSD aparece como: /dev/sda
Podem me ajudar por gentileza?
Configurações do meu Setup:
SO: Linux Mint 20.3 Cinnamon
Kernel: 5.4.0-167-generic
Processador: AMD Ryzen 3 3200G
RAM: 16GB
SSD: 480GB
NVME: 256GB
Segundo sua descrição, tudo o que você precisa é criar uma partição para que o novo espaço de armazenamento fique disponível para o sistema operacional. Estes dois vídeos tem todas as explicações necessárias para você ajustar isso.
Você também pode usar o histórico aqui do fórum para aprender com outras questões muito similares a sua, seja NVME, SSD ou HDD a forma de gerenciar partições não muda.
Usar o formato NTFS somente é recomendado se você pretende usar dua-boot, para utilizar somente sistemas baseados em Linux, EXT4 ou outros formatos nativos como BTRFS são mais indicados.
Eu fiz como no vídeo em EXT4 mas ele não permitiu gravar nada no NVME, não sei o motivo, mas em NFTS ele permitiu gravar os arquivos, só que para acessar preciso ir nas pastas e acessar o NVME para “liberar” o acesso aos arquivos e ser reconhecido na máquina.
Você precisa ajustar as permissões de escrita para que isso seja possível, você pode usar aplicativos gráficos como o Gnome Discos ou ajustar via terminal. Seu usuário precisa ter permissão de escrever no ponto de montagem pelo qual você vai acessar o NVME.
Vamos supor que você vai usar o ponto de montagem “/NVME”, o comando ficaria mais ou menos assim.
sudo chmod 750 /NVME
sudo chown $USER /NVME -R
O primeiro comando ajusta as permissões para o DONO possa escrever, o grupo possa apenas ler e qualquer outro usuário não tenha permissão nenhuma.
Já o último comando, define que o seu usuário é o dono do diretório onde o volume será montado e de todos os subdiretórios que existam nele.
Agora basta ajustar o caminho para o que você deseja usar aí.
BTRFS é um formato com muito mais recursos que o EXT4, mas, demanda que você saiba configurar algumas coisas e fazer uma manutenção periódica do seu sistema. No seu caso, sugiro ir de ETX4 até ter mais facilidade para administrar seu sistema.