Como fazer o Linux monitorar a Bateria de fones Bluetooth

Usar dispositivos Bluetooth é algo cada vez mais comum, de teclados e mouses, a fones de ouvido e joysticks, e outros recursos mais.

Felizmente, sistemas baseados no Kernel Linux costumam ter um bom suporte para Bluetooth e fazer a conexão com a maioria dos dispositivos, porém, nem todos eles ainda tem uma integração perfeita.

Status de bateria de fones de ouvido Bluetooth no Linux

Neste post vou focar especificamente neste tipo de periférico. Recentemente estive testando um fone BT novo no meu Pop!_OS e ele funciona perfeitamente, vários codecs diferentes e cancelamento de ruído, tudo 100%, porém, o sistema ainda não era capaz de monitorar a bateria do meu fone, da mesma forma que faz com o meu mouse.

Felizmente, podemos fazer um pequeno ajuste para isso funcionar, baseado numa função experimental do software de bluetooth usado em várias distros como o Pop, Ubuntu, etc; o BlueZ.

Vamos abrir o arquivo de configurações de Bluetooth:

sudo nano /etc/bluetooth/main.conf

No arquivo que se abrir, na sessão [General] vamos adicionar uma linha com a seguinte informação:

Experimental = true

O arquivo deve ficar mais ou menos assim:

Dica 1: Você pode usar outro editor de texto se preferir, no lugar do nano.
Dica 2: Você pode adicionar uma linha com comentário para saber exatamente o que a linha que você adicionou faz, como o #monitoramento-de-bateria que fiz.

Para salvar CTRL+X, depois Y para confirmar as modificações e Enter para salvar.

Para que as modificações entrem em ação, é necessário reiniciar o daemon de BT do seu sistema. Isso pode ser feito reiniciando o computador, porém, pode ser feito sem reiniciar a máquina, usando o seguinte comando:

sudo systemctl restart bluetooth

Com isso, o seus dispositivos bluetooth irão se desconectar temporariamente, conectando-se novamente de forma automática, se não acontecer, você pode fazer a conexão manualmente.

A principal diferença aparece agora nas configurações do sistema, onde teremos o status de bateria do fone aparecendo, conforme a imagem abaixo:

Esse status de bateria antes não aparecia, será possível também ver o status de bateria usando o comando:

bluetoothctl info

É simples e deve mostrar informações de outros dispositivos também, não se limita a fones.

Essa é uma função experimental no momento, mas que com o tempo, deve passar a ser estável e não será mais necessário fazer a configuração. É possível que algumas distros já tenham essa função ativada por padrão, mas se o seu sistema não tiver, agora você sabe uma forma de ativar.

Continue aprendendo sempre, até a próxima!

27 curtidas

Muito boa esta dica, valeu Dio!
Ativei no notebook do trabalho e funcionou sem problemas com o Ubuntu.
Instalei também a extensão abaixo para ter o status na taskbar, no github da extensão tem informações dos pacotes necessários para cada distro.
https://extensions.gnome.org/extension/3991/bluetooth-battery/

Nesse link do Zorin, apesar de não ser atual, também mostra como instalar a extensão.

4 curtidas

Essa dica resolveu, mas infelizmente fez com que tivesse problema com meu mouse bluetooth então acabei precisando desfazer.

1 curtida

Muito obrigado “Dionatan” funcionou perfeitamente no ubuntu 24.04.1
Esse tutorial também funcionou no linux mint 21.2 e no peppermintOS porém este eu tinha que instalar o gerenciador bluetooth por fora com o comando
“sudo apt-get install blueman” para o peppermintOS