No windows, quando pc entra em hibernação é só apertar um botão no teclado que ele “acorda”, achei isso muito pratico e me poupa um tempinho. Uso dual boot com windows e ubuntu e as vezes me esqueço e fico apertando loucamente os botões no teclado quando estou no linux e nada acontece. Existe alguma forma de fazer isso no linux?
Nas configurações de energia desative a opção suspensão automática, e verifique a opção escurecer tela quando inativo está ativada, nisso seu computador ira bloquear a tela,
Eu estou usando ZorinOS q vem da base ubuntu, tenho a suspensão desativada e simplesmente chego digitando minha senha para desbloquear, isto até é melhor do q o windows, q tem a apertar uma tecla e depois digitar a senha,
Obrigado, mas me refiro justamente a economia de energia, pq meu pc é meio consumista em relação a isso. As vezes saio do escritório, e me esqueço de colocar pra hibernar. Pra salvar alguns dinheiros na conta de energia mesmo.
Ai o hibernar, não liga somente com o teclado, creio eu q nem no windows, ele só suspende e bloqueia a tela, hibernar ele desliga o pc, porém antes ele salva tudo que esta em execução, em poucas palavras, desliga o hardware e salva o software,
o Windows e o Ubuntu suspendem, não hibernam
o seu Windows provavemente tá com a opção da tela desligar automaticamente e a suspensão nunca acontecer, coisa que no Ubuntu provavelmente não está configurado
vc pode ver isso nas configurações do Windows pra comprovar
nas configurações vá em Sistema --> Tela, lá vc vai ver que tem duas opções, desligar a tela depois de tanto tempo e suspender o sistema depois de tanto tempo, provavelmente a opção de suspender tá como “Nunca”
pra fazer isso acontecer no ubuntu, vc vai ter que desligar a suspensão nas configurações --> energia --> suspensão automática --> desliga o switch do “quando ocioso”
apesar de eu recomendaria vc ligar a suspensão no Windows
Até onde sei essa configuração de “power on” e “wake-up” pelo USB vc vai achar na BIOS. Tecnicamente apenas o firmware da placa mãe que vai enviar o sinal para o computador acordar. Durante a suspensão ou hibernação o sistema operacional fica congelado!