Como fazer funcionar o whatsapp-desktop

O whatsapp-desktop sempre foi considerado a melhor solução para quem quer utilizar o software de mensagens no desktop.
Porém, depois de ameaças do Facebook de processar os programadores que utilizavam o “nome” whatsapp em seus produtos, o desenvolvedor resolveu abandonar o projeto.
Assim, o cliente, feito em Electron, foi descontinuado e, para piorar, deixou de funcionar, apresentando uma tela que é preciso “atualizar o Chrome”, mesmo ele estando atualizado.
Sei que existem outras soluções, mas gosto muito das funcionalidades deste programa, tais como:

• Suporte para notificações de desktop nativas;
  • Ícone do emblema com contagem de notificações na dock/barra de tarefas;
  • Ícone da bandeja do sistema;
  • Abre links no navegador;
  • Executa automaticamente no logon, juntamente com a opção para começar minimizado na bandeja;
  • Suporte para folhas de estilo CSS personalizadas;
  • Acesso à informação do telefone como estado da bateria, versão do software, etc;
  • Pesquisa (com um contato em foco) através de CTRL+F ou clique na lupa;
  • Personalização;
  • Possui opção para definir a visibilidade do avatar;
  • Possui opção para visualizar a visibilidade da mensagem;

Como usava muito o programa e gostava muito dele, corri atrás de uma solução para o problema. E uma boa alma descobriu uma solução e compartilhou-a na Internet. Infelizmente, não tenho mais o link da solução.

Segue o passo-a-passo para fazê-lo funcionar:
O whatsapp-desktop está disponível nos repositórios Ubuntu.
Outra opção é baixar o pacote .DEB deste link (é a versão que estou usando)
Se preferir, pode fazer o download dos fontes aqui e seguir o processo de instalação que consta no arquivo readme.md

1 - Instale o software (se for pelo repositório)
sudo apt install whatsapp-desktop

2 - Uma pasta será criada em /opt/whatsapp-desktop
3 - Execute o programa para que sejam criadas algumas entradas no seu /home. O erro de que é preciso atualizar o Chrome deve aparecer.
4 -Feche o programa (CTRL+Q) ou File->Quit
5 - Abra o arquivo /opt/whatsapp-desktop/resources/app/main.js como root
sudo gedit /opt/whatsapp-desktop/resources/app/main.js

6 - localize a linha
whatsApp.window.loadURL('https://web.whatsapp.com');

7 - e ANTES dela, acrescente a linha abaixo:
whatsApp.window.webContents.setUserAgent("Mozilla/5.0 (X11; Linux x86_64) AppleWebKit/537.36 (KHTML, like Gecko) Chrome/71.0.3578.98 Safari/537.36");

8 - Execute o programa novamente e deve funcionar.

Em alguns casos, o erro continuará acontecendo. Então, será preciso um passo a mais para fazê-lo funcionar.
8.1 - Feche o programa (CTRL+Q) ou File->Quit
8.2 No terminal, execute:
chmod -w /home/SEU_USUARIO/.config/whatsapp-desktop/Service\ Worker/ -R

8.3 Execute o programa outra vez
8.4 - Se, ao reiniciar o sistema, o erro continuar acontecendo, crie uma entrada no iniciar automático para o comando acima.

É isso.

1 Curtida

Ok, é válido. Mas num é mais fácil utilizar o WhatsDesk?

Acho que o whatsdesk não tem as mesmas funcionalidades.

Ué, e ele tinha o quê de diferente? Não era igual ao Whatsapp Web?