Como fazer Dual boot (windows e ubuntu)?

Estou tendo um problema pra utilizar a versão ubuntu-18.04.2-desktop-amd64, quero fazer o dual entre o win 10 e essa versão do linux, mas após todo o processo de instalação não consigo abrir o ubuntu. Usei um pendrive butável com a ISO do ubuntu e fiz uma partição de 100 Gb especialmente para a instalação dele. Mas não consigo nem ter acesso ao grub.
Se alguém poder mi ajudar a resolver esse problema agradeço.

em qual particao vc instalou o grub se instalou…
se nao instalou reinstala o ubuntu e no fim da instalacao manda instalar o grub.

ta mas quando termina a instalação, já pede pra reiniciar não posso fazer mais nada. E quando reinicio o computador já passa direto pra win 10

e nessa parte que vc coloca onde ele vai instalar

Provavelmente você pulou a parte que era para selecionar a partição na qual gostaria de instalar o GRUB.

na primeira vez que instalei não alterei nada ai deixei como ja estava, ai dei sai pesquisando e mandaram deixar na mesma partição que tava o win 10, fiz assim mas continuou com o mesmo problema

youtube pode te ajudar a reinstalacao ou recuperacao do grub… e mais facil assistir que explicar tudo aki

1 curtida

Mas assim onde seria o certo pra instalar o GRUB na partição que eu vou estar instalando o ubuntu ou na que já esta o windows?

na que instalou o ubuntu senao ele apaga o do windows e da trabalho depois

ok então vou tentar refazer o processo. agora sabe mi dizer se esse problema pode ter alguma relação com o meu computador ? Tipo algum bloqueio ou coisa do tipo ? Porque ja vi inumeros tutoriais do Diolinux e too fazendo exatamente a mesma coisa que ele faz e ta dando errado

quanto a isso nao.
coloca instalacao manual e marca a opcao da foto q enviei q da tudo certo e poe na particao do ubuntu. depois q instalar e reiniciar da update do grub pra ele achar o windows e ta pronto
ps… quando vc inicia ele ta entrando no windows ? ou perdeu tudo ?

quando inicio ele vai direto pro windows, deveria abrir a janela do GRUB né!? pser mas passa direto

nesse caso e so reinstalar o ubuntu mesmo em outra particao fazendo manualmente e marcar a instalacao pra particao q vai dar sim.

1 curtida

Vc fez alguma alteração no Boot? C for UEFI, veja c dá para inicializar c/ outro sistema operacional sem ser i Windows. Nas placas gigabyte tem essa opção.

Pode ser que sua bios seja igual a minha, eu tenho que apontar na bios a partição de inicialização do uefi.

também imaginei isso, e o que acontece é que na BIOS do pc só aparece a opção do windows como sistema… mesmo estando com o ubuntu instalado.

meu notbok é um samsung, e mano a BIOS desse troço é a coisa mais estranha que já vi.

Obs: você tem que instalar o ubuntu no mesmo modo do windows para o ubuntu reconhecer a partição do windows, eu prefiro usar
o modo UEFI

Como pode ver na minha bios eu posso adicionar, remover ou alterar onde sera feito o boot e no meu caso triboot

mas o q mencionei não deve estar a parte do boot, vc precisa procurar no bios campo a campo e ver c encontra pra alterar para inicialiozar c/ Outro S.O.