Camaradas, boa noite.
Existe algum tutorial que eu possa seguir para fazer um dualboot com windows + linux, considerando que o linux já está instalado e ocupando três partições no sistema: boot, root e home?
Tentei procurar alguns vídeos tutoriais na internet, mas não achei os tutoriais informativos o suficiente, e a grande maioria simplesmente recomendava: é melhor refazer tudo, instalando o windows 10 primeiro. Tenho um pc aqui com o Manjaro instalado, tentei instalar o Windows 10 e depois o Manjaro, mas aí só inicializa o windows 10; tentei instalar o Manjaro e depois o Windows, mas aí diz que o Windows não pode ser instalado na partição que eu havia acabado de criar… Enfim, a situação é essa.
Atenciosamente
Boa noite,
bem, se o seu computador estiver usando o modo de boot legacy, há muitos complicadores para fazer a instalação do windows depois do Linux. Se for esse o caso eu recomendo que mude pro modo UEFI no seu firmware e proceda a reinstalação de todos os sistemas operacionais. O UEFI tem bem menos problemas para fazer instalação de diversos sistemas operacionais. Vai dar mais trabalho agora mas depois fica fácil.
Agora se já estiver no modo UEFI tem que investigar melhor porque não deu pra instalar o windows. Deveria dar…
Já estou no modo UEFI, como proceder com a instalação agora?
Imagino que pra qualquer tipo de BIOS que vc use vc pode fazer um dualboot com o Linux já instalado (com esse segundo sistema operacional sendo o Windows) usando o dism.
Nesse vídeo aqui o cara “ensina” como usar o dism. (obs: ele modifica algumas configurações no regedit, aquilo não é necessário, o dism é uma forma oficial de instalação e logo quando vc terminar vai topar com o oobe, como de uma instalação normal)
A parte decisiva, que vai fazer valer a pena (ou não) ter instalado o Windows dessa forma possibilitando que vc consiga fazer o dualboot com o Windows, é a instalação do windows boot manager.
A documentação do bcdboot (responsável por instalar o wbm) está aqui e vc precisa entender como boot Legacy/UEFI funciona pra essa parte.