Sou novo no mundo Linux e estou com dificuldades tentando instalar o Ubuntu aqui !
Já tenho instalado o Windows 10 e gostaria de fazer dual boot com o Ubuntu !!!
Eu já vi tantos vídeos que estou até confuso… eu sei que tenho que instalar na partição /
posso criar uma partição /home para arquivos pessoais e até a possibilidade de criar uma partição /swap(que parece não ser necessário).Mas o que me incomoda é que em alguns videos o pessoal cria uma partição de boot pequena de cerca de 512 MB e em outros vídeos não a criam… minha duvida é pq ela é feita por uns e não feita por outros? é necessária? qual a utilidade se tem pessoas que não fazem ela ?
Bem vindo ao fórum!
Então, até onde meu conhecimento chega, 512mb, ou por volta de 500mb, é obrigatório, se não o boot nem acontece. Se possível, envie o vídeo que você viu que o cidadão não estava criando esta partição.
Recomendo assistir o vídeo do Dio para esclarecer suas dúvidas e, visto que você é novato, talvez o Linux Mint (baseado no Ubuntu), seja mais adequado para ti devido a interface mais amigável e a omissão de Snaps por padrão.
Ja vi esse video kkkk
A partir dos 1 minutos de video ele fala ligeiro demais e faz a partição ligeirão e nem explica pq , vi nos comentários desse video no you tube geral reclamando da mesma coisa kkk
A partição SWAP não é nescessária, só criaria caso fosse colocar o PC para hibernar.
Cara, não tem muito mistério. É basicamente:
1- “Reduzir” seu disco C: no Windows (no vídeo, o Dio reduz 50gb, mas isso não é obrigatório. Diria que uns 30gb tá de boa também);
2- Colocar o seu pendrive em primeiro lugar na ordem de boot (isso não tem nada haver com o Linux em si, mas sim uma noção básica/média de informática);
3- Ao bootar a mídia de instalação, recomendo formtemente marcar a caixinha de “Instale software de terceiros para hardware gráfico e Wi-Fi e formatos de media adicionais”;
4- Começar o “pagode” de particionamento:
- 4.1- Criar uma partição de UEFI por volta de 500mb;
- 4.2- Criar uma partição para o “/”;
- 4.3- Selecionar onde o Boot Loader (Carregador de inicialização) deverá ser instalado, como o Dio fala, coloca na mesma unidade onde você está instalado o Ubuntu.
A questão é, você tem que querer/estar disposto a instalar e não ficar achando que é next, next, next. O processo seria parecido se fosse fazer dual boot a partir de uma distribuição Linux + alguma versão do Windows. Vai pausando o vídeo, reduz a velocidade caso nescessário e boa sorte, jóvem Padawan.
O melhor vídeo pra detonar a confusão dos tipos de boot:
Na real vc deve escolher um tipo de boot (uefi ou legacy), verificar qual o particionamento do disco (gpt ou msdos) e daí seguir os passos específicos para sua instalação. Como o seu windows já está instalado, o correto é vc verificar qual o tipo de boot que ele está usando e fazer igual na instalação do Linux. (execute msinfo32 e verifique o “Modo da BIOS” se está como “Herdado” (Legacy) ou “UEFI” ).
A partir daí vc deixa espaço livre no seu disco, inicia o instalador da sua distribuição no modo desejado e segue com a instalação. Alguns instaladores no particionamento vão dar opção mais automática, outros vc terá que fazer manual.
Eu consegui instalei o ubuntu e deu tudo certo! só não entendi o porque de ter que fazer aquela partição de boot de 512mb se depois tem que instalar o bootloader no / que é onde instalei o sistema…
essa partição de 512mb não seria o a partição de instalação ? ou seja o próprio bootloader responsavel por fazer ou boot ou seja inicialização do sistema?
Cara, não manjo muito de particionamento em si. Faço só o basico par funcionar somente. Tu pode dar uma olhada neste vídeo do Dio e ver se ajuda: O QUE SÃO PARTIÇÕES? - PRIMÁRIAS, LÓGICAS e ESTENDIDAS (MBR/GPT) - YouTube
Por sinal, caso tenha ajudado com minhas respostas, marque a que mais lhe ajudou como “solução”, assim demais membros, que tiverem a mesma dúvida, saberão que o post contem a resposta precisa
vc não precisa entender nada de particionamento pra fazer dualboot com o ubuntu, basta vc selecionar “Instalar o Ubuntu ao lado do Windows 10” que o próprio instalador se vira pra vc
https://cleuber.com.br/wp-content/uploads/2014/04/install-ubuntu4.jpg
mas respondendo a sua pergunta, se seu computador for UEFI, é obrigatório vc ter uma partição efi de qualquer tamanho (geralmente o Windows e várias distribuições Linux criam uma de 512 megas), pq é nela que o arquivo .efi vai ser colocado, mas é só se seu computador for UEFI
aqui tem uma explicaçãozinha do canaltech do que é UEFI e outra aqui da Wikipédia porque Wikipédia é maravilhosa e deve ser usada
Uma delicinha isso
Deu um monte de problema aqui kkkkkk
tava vendo uns videos de comandos basicos do terminal ai dei um comando para atualizar as paradas… sudo apt upgrade
listou umas paradas , té acho que instalou bastante coisa, mas ai tudo começou a travar todos os icones desapareceram , tentava executar as coisas e não funcionava, ia no terminal e não abria, o papel de parede tinha sumido e tava numa tela azul , tava uma loucura … Reiniciei varias vezes e sempre mesma coisa … ai iniciei o windows e exclui a partição do linux e aquela partição de 512 mb de inicialização) resumindo eu só exclui o que eu criei antes para fazer a instalação do windows…
Acabou que nem o windows iniciou mais… agora tive que instalar o linux novamente…