Como fazer Dual boot com o windows 10?

Sou novo no mundo Linux e estou com dificuldades tentando instalar o Ubuntu aqui !
Já tenho instalado o Windows 10 e gostaria de fazer dual boot com o Ubuntu !!!
Eu já vi tantos vídeos que estou até confuso… eu sei que tenho que instalar na partição /
posso criar uma partição /home para arquivos pessoais e até a possibilidade de criar uma partição /swap(que parece não ser necessário).Mas o que me incomoda é que em alguns videos o pessoal cria uma partição de boot pequena de cerca de 512 MB e em outros vídeos não a criam… minha duvida é pq ela é feita por uns e não feita por outros? é necessária? qual a utilidade se tem pessoas que não fazem ela ?

2 curtidas

Bem vindo ao fórum!
Então, até onde meu conhecimento chega, 512mb, ou por volta de 500mb, é obrigatório, se não o boot nem acontece. Se possível, envie o vídeo que você viu que o cidadão não estava criando esta partição.
Recomendo assistir o vídeo do Dio para esclarecer suas dúvidas e, visto que você é novato, talvez o Linux Mint (baseado no Ubuntu), seja mais adequado para ti devido a interface mais amigável e a omissão de Snaps por padrão.

:lizard:

Ja vi esse video kkkk
A partir dos 1 minutos de video ele fala ligeiro demais e faz a partição ligeirão e nem explica pq , vi nos comentários desse video no you tube geral reclamando da mesma coisa kkk

A partição SWAP não é nescessária, só criaria caso fosse colocar o PC para hibernar.

Cara, não tem muito mistério. É basicamente:

1- “Reduzir” seu disco C: no Windows (no vídeo, o Dio reduz 50gb, mas isso não é obrigatório. Diria que uns 30gb tá de boa também);

2- Colocar o seu pendrive em primeiro lugar na ordem de boot (isso não tem nada haver com o Linux em si, mas sim uma noção básica/média de informática);

3- Ao bootar a mídia de instalação, recomendo formtemente marcar a caixinha de “Instale software de terceiros para hardware gráfico e Wi-Fi e formatos de media adicionais”;

4- Começar o “pagode” de particionamento:

• 4.1- Criar uma partição de UEFI por volta de 500mb;
  • 4.2- Criar uma partição para o “/”;
  • 4.3- Selecionar onde o Boot Loader (Carregador de inicialização) deverá ser instalado, como o Dio fala, coloca na mesma unidade onde você está instalado o Ubuntu.

A questão é, você tem que querer/estar disposto a instalar e não ficar achando que é next, next, next. O processo seria parecido se fosse fazer dual boot a partir de uma distribuição Linux + alguma versão do Windows. Vai pausando o vídeo, reduz a velocidade caso nescessário e boa sorte, jóvem Padawan.

1 curtida

O melhor vídeo pra detonar a confusão dos tipos de boot:

Na real vc deve escolher um tipo de boot (uefi ou legacy), verificar qual o particionamento do disco (gpt ou msdos) e daí seguir os passos específicos para sua instalação. Como o seu windows já está instalado, o correto é vc verificar qual o tipo de boot que ele está usando e fazer igual na instalação do Linux. (execute msinfo32 e verifique o “Modo da BIOS” se está como “Herdado” (Legacy) ou “UEFI” ).

A partir daí vc deixa espaço livre no seu disco, inicia o instalador da sua distribuição no modo desejado e segue com a instalação. Alguns instaladores no particionamento vão dar opção mais automática, outros vc terá que fazer manual.

2 curtidas

Eu consegui instalei o ubuntu e deu tudo certo! só não entendi o porque de ter que fazer aquela partição de boot de 512mb se depois tem que instalar o bootloader no / que é onde instalei o sistema…
essa partição de 512mb não seria o a partição de instalação ? ou seja o próprio bootloader responsavel por fazer ou boot ou seja inicialização do sistema?

Cara, não manjo muito de particionamento em si. Faço só o basico par funcionar somente. Tu pode dar uma olhada neste vídeo do Dio e ver se ajuda: O QUE SÃO PARTIÇÕES? - PRIMÁRIAS, LÓGICAS e ESTENDIDAS (MBR/GPT) - YouTube

Por sinal, caso tenha ajudado com minhas respostas, marque a que mais lhe ajudou como “solução”, assim demais membros, que tiverem a mesma dúvida, saberão que o post contem a resposta precisa :slight_smile:

vc não precisa entender nada de particionamento pra fazer dualboot com o ubuntu, basta vc selecionar “Instalar o Ubuntu ao lado do Windows 10” que o próprio instalador se vira pra vc
https://cleuber.com.br/wp-content/uploads/2014/04/install-ubuntu4.jpg

mas respondendo a sua pergunta, se seu computador for UEFI, é obrigatório vc ter uma partição efi de qualquer tamanho (geralmente o Windows e várias distribuições Linux criam uma de 512 megas), pq é nela que o arquivo .efi vai ser colocado, mas é só se seu computador for UEFI

aqui tem uma explicaçãozinha do canaltech do que é UEFI e outra aqui da Wikipédia porque Wikipédia é maravilhosa e deve ser usada

1 curtida

Uma delicinha isso :blush:

Deu um monte de problema aqui kkkkkk
tava vendo uns videos de comandos basicos do terminal ai dei um comando para atualizar as paradas… sudo apt upgrade
listou umas paradas , té acho que instalou bastante coisa, mas ai tudo começou a travar todos os icones desapareceram , tentava executar as coisas e não funcionava, ia no terminal e não abria, o papel de parede tinha sumido e tava numa tela azul , tava uma loucura … Reiniciei varias vezes e sempre mesma coisa … ai iniciei o windows e exclui a partição do linux e aquela partição de 512 mb de inicialização) resumindo eu só exclui o que eu criei antes para fazer a instalação do windows…
Acabou que nem o windows iniciou mais… agora tive que instalar o linux novamente…