Como fazer backup geral do sistema e aplicativos?

Então, eu nunca fiz backup nas minhas formatações, eu so formato, perco tudo e tenho que baixar tudo de novo da nuvem e instalar os aplicativos todos de novo! Tem alguma maneira de fazer backup? (Eu realmente não sei nada de backup!)

Olá @Guigude fazer backups dos aplicativos instalados é bastante complexo e realmente não sei se é uma boa escolha quando estamos falando de novas instalações. No meu caso que formato o PC bem mais do que deveria eu faço três coisas:

• Meus arquivos pessoais e de trabalho são sincronizados automaticamente com o OneDrive usando esse programa aqui, funcionou em todas as distribuições que eu testei.
  • Além disso, meu “/home” é uma partição separada então posso formatar o PC sem maiores preocupações com meus arquivos.
  • Já os programas eu prefiro reinstalar, mas eu faço uma pequena mudança nos arquivos do sistema da distribuição que eu uso para mover os pacotes baixados para o meu “/home” assim eu tenho backup deles e não preciso baixando tudo de novo à cada reinstalação. Esse post aqui que eu fiz anos atrás explica o processo.

Abraço!

3 Curtidas