Como fazer backup dos arquivos para o pendrive de maneira correta?

Olá galera.
Esses dias estou levando uma surra com os seguintes programas:
Grsync
Rsync
Comando cp / scp
Freetime sync
Freefile sync

Eu só queria uma coisa, copiar minhas distros baixadas para o pendrive e não consigo essa façanha no terminal. Se uso o copiar e colar diretamente sempre aparece o aviso “Reescrevendo dados, o pendrive não pode ser desconectado”

Não sei mais o que fazer, não sei o comando certo para fazer isso de maneira correta, alguém por favor pode me ajudar ?

1 curtida

Isso acontece devido ao cache de paginas.
O kernel quando está habilitado o cache de paginas no dispositivo, é copiado os dados para a RAM e para o dispositivo simultaneamente, só que quando termina de copiar termino na verdade a copia para a RAM, que termina antes do dispositivo que tem a gravação mais lenta, então na verdade continua sendo copiado os dados para o armazenamento mesmo que o sistema diga que tenha terminado, e não é verdade.

2 curtidas

Boa noite rapaz.
Todo mundo defende o rsync dizendo que ele é o cara para isso mas eu não consigo usá-lo corretamente.

1 curtida

É só desativar o cache de paginas, acabei de explicar pó.
Ou vc espera até que consiga desmontar, o umount só vai desmontar quando terminar a copia.

Isso não é falha das ferramentas, é configuração de sistema.

Quando aparece esse aviso, basta aguardar um tempinho até ele informar que pode ser removido com segurança. Dica de vida: Não procure problemas onde não existem!

2 curtidas

Google responde: Você quis dizer ““Aguardar umas Horas ?””

Aguardar 1h22m para o término do reescrevimento de dados isso não é um problema ?
Tenho 4 pendrives de 128GB cada e minhas portas USB são de 2.0/3.0
Isso está ocorrendo no Fedora, Ubuntu e o Peppermint

1 curtida

Aí depende da quantidade de arquivos e o tamanho deles que você está copiando e da qualidade das duas entradas usb/pendrives.

1 curtida

Qual o tamanho total desses arquivos? Qual a Marca e Modelo do Pendrive? Que tipo de arquivos são? ISO? Forneça mais detalhes.

1 curtida

Não rapaz, você entendeu errado.
São só .iso de sistemas.
2.6GB a 5.8GB arquivos pequenos.
Meus pendrives são todos da Kingston Datatraveller 3.2

Seria mais humano se alguém falasse.. ““O copiar/colar do linux não é tão eficiente quanto do windows”” ou outro dizendo.. ““Use o linux para baixar e o windows para transferir””

Se um usuário do windows lê isso, ele vai ter um ataque de risos.

1 curtida

Mas porque eu iria mentir? Não faz o menor sentido. Faço operações de copias bem mais pesadas que 6GB entre minhas instalações usando um pendrive até meio vagabundo. Nunca tive problemas. Eu geralmente não gosto de usar essa “carta” mas é bom lembrarmos que “O Linux” é a plataforma mais usada em diversos dispositivos no planeta, vc realmente acha que ele (O Linux) tem deficiência na copia de arquivos? Reflita um pouco!
Eu não estou dizendo que vc não está com algum problema, eu apenas estou te dizendo que isso não é uma característica do Linux. Há algo anormal ocorrendo ai no seu caso.

3 curtidas

Pendrive 2.0 faz copia a 5MB/s.

1 curtida

A sua ideia é boa mas tem um porém…
Não dá pra fazer a desativação com o sistema aberto, eu teria que abrir o terminal do GRUB ou usar o LiveUSB aí já resolve o problema.

Como já foi dito pelo pessoal, é só aguardar um tempo para os dados irem “de verdade” para o disco. O cache é uma otimização que torna bastante cômodo o uso do armazenamento fixo do computador — assim, os programas podem se ocupar logo com coisas mais produtivas do que esperar o disco receber os dados — mas dá esses resultados contraintuitivos com mídia removível.

Se quiser uma barra de progresso mais precisa, use opções que fazem os programas esperarem o kernel sinalizar que os dados de cada arquivo foram fisicamente copiados (geralmente, são descritos no manual com referência ao nome técnico da chamada de sistema que faz isso, fsync/fdatasync). Por exemplo, no rsync, há a opção --fsync (trecho do manual):

--fsync: Faz com que o lado receptor execute o fsync para cada arquivo finalizado. Isso pode tornar a transferência mais lenta, mas pode ajudar a proporcionar tranquilidade ao atualizar arquivos críticos.

Se seu programa de escolha não fornece algo parecido, você pode usar o comando sync logo em seguida, que aguarda todas as operações pendentes para o armazenamento naquele momento terminarem. Por exemplo:

cp ... && sync && notify-send 'pode ejetar'

Há duas opções avançadas aqui:

• realmente mexer no cache de páginas (pode ser feito com o sistema rodando): sysctl - ArchWiki
  • a automação do Big Linux (não testei, mas aparenta mexer nas opções relacionadas a cada dispositivo removível individualmente)
4 curtidas

@Capezotte Eu tmb deixo o page cache ativado, os arquivos copiados ficam disponíveis para mim trabalhar enquanto a copia ainda nem termino, é muito bom.

1 curtida

Obrigado rapaz, logo vou testar o seu método.
@aguamole sua ideia também é ótima, muito obrigado.

Eu consegui um 3° método, esse é um pouco mais demorado mas funciona que é usar o WinPE na LiveUSB sei que é absurdo demais usar isso para fazer backup mas as vezes sempre é bom ter opções.

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.