Como fazer a bolinha do grau?

Gente boa! Sinto até vergonha de perguntar isso kkk mas já pesquisei em todo lugar e não encontrei nada que funcionasse pra mim

Minha pergunta é: como eu faço a bolinha do grau?

Tipo 1o … 1a …

Não consigo achar uma tecla pra isso em lugar nenhum.

Desde já agradeço a ajuda!

P.S.: Utilizo Ubuntu

2 curtidas

" AltGr + / " não está funcionando?

1 curtida

Acho que depende da configuração do seu teclado.

No meu notebook, por exemplo, eu aperto a tecla ALT GR e clico na tecla que tem os símbolos ª e º.

Procure no seu teclado onde estão essas teclas. Geralmente elas ficam com os símbolos { [ } ]

teclado-com-simbolo-de-numero-ordinal

4 curtidas

No meu teclado aqui, um Fortrek Spider, há os dois símbolos - nos colchetes estão os ordinais masculino (º) e feminino (ª) (que acredito ser o que o OP quer). Na barra está o símbolo de grau (°). Ambos são acessíveis usando AltGr

Precisamos especificar o hardware (Teclado), como a distro foi instalada / configurada e, principalmente, qual a DE… (Gnome, no caso do Ubuntu).

No caso do KDE Plasma:

• Uso Teclado comum, desses baratos, que se encontram até na feira, ou em qualquer lojinha de informática da periferia – mas também funciona com teclados Microsoft vendidos no Brasil, com “ç” etc.

• Durante a instalação de qualquer distro, eu sempre escolho “ABNT2” para o Teclado

Em geral, os instaladores detectam automaticamente “Generic 105 Key” – ou “Microsoft [modelo]” – mas posso experimentar alguns ajustes, depois:

A “tecla de acesso ao 3º nível” vem desabilitada. – Habilito “Left-Win”, que acho cômoda. – Isso desabilita alguns atalhos de teclado que não costumo usar.

Já faço assim, desde antes de 2016:

Um resumo das teclas que costumo usar:

Nas versões mais recentes do KDE Plasma, houve algumas modificações:

1 curtida

Oi gente! Obrigado pela dica de cada um, mas por aqui nenhuma delas funcionou.

Mas acho que realmente seja algo relacionado ao meu teclado. Não sei se consegui instalar ele direito, vou mandar tudo o que tenho:

Ah, tem que mexer nas configs de teclado, esse é US. Tem umas variações (dead keys, int’l)… vai testando

1 curtida

:wave:t2:

Tem uma forma que o cursor “_” vira um “u” então digitamos qualquer código unicode, graus, emojis… Mas eu não consigo reproduzir aqui no meu sistema, porém funcionava nas distros que eu usei.

Pelo que eu me lembre era segurar shift+control+u o cursor “_” se tornaria um “u”, então digitamos o unicode específico, no caso do grau seria U+00B0, então o “u” vira a bolinha do grau e apertamos enter para confirmar.

Aproveitando, dois sites de unicodes onde podemos pegar estes códigos:

:vulcan_salute:t2:

4 curtidas

UOU! Muito bom!
Aqui deu certo. Obrigado pela dica, @RuKsu

Agradeço também a ajuda de todos os demais.

3 curtidas

Que demais essa!!!

2 curtidas

Lembrei os bons tempos do Wordstar!

3 curtidas

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.