No meu teclado aqui, um Fortrek Spider, há os dois símbolos - nos colchetes estão os ordinais masculino (º) e feminino (ª) (que acredito ser o que o OP quer). Na barra está o símbolo de grau (°). Ambos são acessíveis usando AltGr
Precisamos especificar o hardware (Teclado), como a distro foi instalada / configurada e, principalmente, qual a DE… (Gnome, no caso do Ubuntu).
No caso do KDE Plasma:
Uso Teclado comum, desses baratos, que se encontram até na feira, ou em qualquer lojinha de informática da periferia – mas também funciona com teclados Microsoft vendidos no Brasil, com “ç” etc.
Durante a instalação de qualquer distro, eu sempre escolho “ABNT2” para o Teclado
Em geral, os instaladores detectam automaticamente “Generic 105 Key” – ou “Microsoft [modelo]” – mas posso experimentar alguns ajustes, depois:
A “tecla de acesso ao 3º nível” vem desabilitada. – Habilito “Left-Win”, que acho cômoda. – Isso desabilita alguns atalhos de teclado que não costumo usar.
Tem uma forma que o cursor “_” vira um “u” então digitamos qualquer código unicode, graus, emojis… Mas eu não consigo reproduzir aqui no meu sistema, porém funcionava nas distros que eu usei.
Pelo que eu me lembre era segurar shift+control+u o cursor “_” se tornaria um “u”, então digitamos o unicode específico, no caso do grau seria U+00B0, então o “u” vira a bolinha do grau e apertamos enter para confirmar.
Aproveitando, dois sites de unicodes onde podemos pegar estes códigos: