Resolvi instalar o Zorin Os na minha máquina principal e percebi que quando eu teclava o cê-cedilha virava um c com acento agudo. Pois bem, para quem estiver passando pelo mesmo problema que eu, é bem fácil de resolver.
Se você não se importar e não quiser futricar o seu sistema faça o cê-cedilha através da combinação:
altgr + , + c
Funciona em teclados americanos.
Agora se quiser fazer o cê-cedilha através do acento agudo, faz assim:
Aperta Ctrl + alt +t para abrir o terminal e joga esse comando lá:
sudo gedit /etc/environment
E no final do arquivo tu escreve essa rebimboca da parafuseta:
No meu caso é ao contrário. Uso teclado US a muito tempo e funciona direitinho pra mim. Estou querendo trocar por um novo, mecânico, e o que escolhi é ABNT2. Vou ter que me acostumar, nunca usei teclado ABNT2.
Há um tempo atrás fiquei hypado com os teclados ortholinear 40% e comprei um acabei devolvendo 2 dias depois pois não conseguia colocar acentos o que comprei não era reprogramavel como esse do vídeo, segundo os entusiastas desse teclado nos até hoje seguimos o desenho de máquinas de escrever em teclados modernos colocando as teclas desalinhadas e que segundo eles melhora muito se as teclas estiverem alinhadas, porém existe poucos modelos 75% que é o que eu queria com as teclas de acentos e símbolos, com esse de 40% vc tem que memorizar tudo seria como aprender do 0 acabei comprando um keychron c1 e até hoje não tive problema.
Obrigado demais pela dica ! Acabei de migrar do windows para o zorin e já estava ficando doido de ter que usar o ç de outra forma ao qual já estava acostumado.
Se eu não me engano cheguei a fazer essa configuração no editor de texto mas não sei usar o “ç” até hoje. To usando a configuração BR mesmo, isso enquanto não encontro nada. Vou ver os links que postaram aqui!
Sempre usei teclado ABNT2. Recentemente, depois que meu Fallen Pantera Eco (que foi um desastre) estragou com menos de um ano de uso, decidi arriscar e peguei um AULA F75 com padrão americano.
O que fiz foi simples: configurei normalmente como teclado ABNT2. A pintura de algumas teclas não corresponde ao que fazem, mas com a memória muscular nem tem problema.
Como o AULA é 75% e não tem AltGr, precisei configurar o Ctrl direito como AltGr. Fiz isso facilmente nas próprias configurações do GNOME.