Como faz o cê-cedilha "ç" no Zorin Os com teclado americano

Resolvi instalar o Zorin Os na minha máquina principal e percebi que quando eu teclava o cê-cedilha virava um c com acento agudo. Pois bem, para quem estiver passando pelo mesmo problema que eu, é bem fácil de resolver.

Se você não se importar e não quiser futricar o seu sistema faça o cê-cedilha através da combinação:

altgr + , + c

Funciona em teclados americanos.

Agora se quiser fazer o cê-cedilha através do acento agudo, faz assim:

Aperta Ctrl + alt +t para abrir o terminal e joga esse comando lá:

sudo gedit /etc/environment

E no final do arquivo tu escreve essa rebimboca da parafuseta:

GTK_IM_MODULE=cedilla
QT_IM_MODULE=cedilla

Reinicia o teu computador e seja feliz.

5 curtidas
3 curtidas

Dá uma raiva, mas depois que você aprende é um parto voltar para o abnt 2.

3 curtidas

No meu caso só alt + , faz o cedilha em compensação para fazer um " " ficou pior

1 curtida

Sim, isso é bem chato para que programa para escrever as Strings.

1 curtida

No meu caso é ao contrário. Uso teclado US a muito tempo e funciona direitinho pra mim. Estou querendo trocar por um novo, mecânico, e o que escolhi é ABNT2. Vou ter que me acostumar, nunca usei teclado ABNT2. :grin: :thinking:

3 curtidas

Há um tempo atrás fiquei hypado com os teclados ortholinear 40% e comprei um acabei devolvendo 2 dias depois pois não conseguia colocar acentos o que comprei não era reprogramavel como esse do vídeo, segundo os entusiastas desse teclado nos até hoje seguimos o desenho de máquinas de escrever em teclados modernos colocando as teclas desalinhadas e que segundo eles melhora muito se as teclas estiverem alinhadas, porém existe poucos modelos 75% que é o que eu queria com as teclas de acentos e símbolos, com esse de 40% vc tem que memorizar tudo seria como aprender do 0 acabei comprando um keychron c1 e até hoje não tive problema.

1 curtida

Acabei de comprar o teclado. Comprei o Fallen Pantera 100%.
Curto muito os Keychron, mas estão muito caros pro meu bolso.

3 curtidas

Achei o Fallen Pantera bonitão principalmente o branco

2 curtidas

amigo, vc salvou! procurei em vários outros fóruns a solução e a sua foi a única que funcionou mesmo. obrigada!!!

2 curtidas

Obrigado demais pela dica ! Acabei de migrar do windows para o zorin e já estava ficando doido de ter que usar o ç de outra forma ao qual já estava acostumado.

2 curtidas