Como faço um pendrive bootavel do windows 10 pelo Linux?

Gente, meu primo zoou o notebook inteiro dele, e tava querendo que eu formatasse, porem eu não conheço nenhum bom programa pra fazer pendrive bootavel pelo Linux, no windows eu usava o rufus, mas ele não tem pra linux…
PS: Estou a uns meses tentando convencer ele de usar o Linux, mas ele não quer usar por medo do desconhecido. :frowning:

pode usar o dd

dd if=archlinux-2013.01.04-dual.iso of=/dev/sdc bs=4M status=progress

if é a imagem
of é o destino

tem o

tem o gnome-multi-writer

1 curtida

agora se for para criar um bootável do windows 10

Instala o woeusb e seja feliz.

:vulcan_salute:

2 curtidas

Não precisa…
é muito mais prático a maneira que passei.

exemplo modo gráfico
Para fazer via ambiente gráfico
Instale o gnome-disk-utility

Debian e etc…
apt install gnome-disk-utility

Arch e etc…
pacman -S gnome-disk-utility

Abra o gnome-disks e procure pelo pen drive
Se o pen driver ter mais de uma particão, remova todas as partições e formate com o nome WINDOWS10 no formato FAT32

No diretório que está a imagem.iso do Windows
Exemplo:
Win10_1903_V1_BrazilianPortuguese_x64.iso

Clique com botão direito do mouse na imagem e escolha Abrir com outro aplicativo
Escolha Montador de imagem de disco
Irá abrir no nautilus a imagem montada.
Copie os arquivos para o pen drive
Pronto, reinicie e escolha o boot para começar com o pen drive.

Certamente existem diversas formas e nenhuma é errada ou certa. Cada um escolhe conforme achar mais prático.

:vulcan_salute:

1 curtida

certo…

:slight_smile: :+1:

Como falei, só acho mais fácil

Já vi gente tendo problemas com woeusb

1 curtida

uso sempre, o etcher pra fazer pen bootavel, e w10 vai de boa sem erro

Fico feliz que o woeusb funciono, mas aqui não funciona em nenhuma das duas versões mais recentes do windows 10 (versão de 2018 e 2019), já tentei usa todo tipo de programa e nada funciona kkk :frowning:
(woeusb, etcher, unetbootin, YUMI e tem mais alguns que não me lembro no momento)
Sinceramente a única forma que eu encontrei foi faze um VM com o windows 10 e pluga o pen drive e abri dentro da VM e faze o pen drive. A única coisa que funciono aqui foi isso:

Sinceramente acho que sinto muita falta de algo que funcione bem nessa parte pra Linux, parece que querem te força a fica no Linux porque até hoje não encontrei nada que funcionou no meu PC aqui pra cria pen drive de windows e já me falaram pra troca de pendrive e já cansei de troca peguei um de 32 GB até porque me disseram que era o espaço do pendrive e nada. Pra mim o Linux está carente de programa pra faze isso.

1 curtida

Quem é cliente do Windows tem a vantagem de ter um suporte telefônico bem estruturado. Liga lá e certamente vão te dizer como se libertar do linux e fazer a instalação do Windows! É bem possível que te mandem um pendrive ou DVD de instalação mediante um pequeno pagamento.

Insira seu pendrive no computador. Certifique-se de ter feito dos arquivos que estão em seu pendrive, caso sejam impostantes. Precisará entrar com a senha de administrador para abrir o GParted.

Selecione seu pendrive no menu drop-down no canto superior direito (O meu é /dev/sdb, mas pode ser diferente)

Se certifique que as partições estejam desmontadas. selecionando a partição com o botão direito e selecione desmontar.

Na barra de menu selecione Dispositivo > Criar tabela de partição.

Mude para GPT como tabela de partição e aplique.

Clique com o botão direito e em “espaço não alocado” e selecione Criar nova tabela de partição.

Mude o sistema de arquivos de ext4 para FAT32 e clique em adicionar.

Clique no botão de checagem verde na barra de tarefa e aplique essa operação. Feito isso feche o GParted e procure no seu gerenciador de arquivos o Windows 10. Abra com a opção Montar imagem do disco.

Abra os arquivos e copie para o pendrive

Feito isso pode reiniciar o computador, dando o boot pelo pendrive e instale o Windows pelo modo UEFI. Tenha em mente que talvez seja necessário desativar o módulo de suporte de compatibilidade (CSM) no firmware para inicializar no modo UEFI. Você também pode precisar remover o pendrive e inseri-lo novamente para que o firmware detecte no gerenciador de inicialização o seu pendrive.

1 curtida