Como faço para transferir instalação do Linux para outro disco e formatar o antigo (dual-boot com Windows)

Bom dia para todos!

Atualmente uso meu PC em dual-boot com ZorinOS e Windows.

Tenho um HD de 300 GB, onde deixo o Windows, e um HD de 1 TB, onde deixo o ZorinOS e uma partição de dados que compartilho entre os dois sistemas.

Mais ou menos assim:

Disco de 1 TB:

• Sda1: Dados pessoais compartilhados entre sistemas
  • Sda2: Linux Swap
  • Sda3: Recovery de uma instalação antiga do Windows
  • Sda4: / do Linux (ZorinOS)

Disco de 300 GB:

• Sdb1: /boot/efi
  • Sdb2: Microsoft Reserved
  • Sdb3: Instalação do Windows
  • Sdb4: Recovery do Windows

Quero desinstalar o Windows e transferir o Linux do HD de 1 TB para o de 300 GB, e deixar o de 1 TB só para dados mesmo.

Tem como alguém me dar algumas dicas de como fazer isso?

Já tenho como fazer backup de tudo importante que tenho no Windows e passar pro Linux, só preciso mudar o Linux de HD mesmo.

Esse é o transplante de instalação. Mas é meio complicado. É como se fosse instalar o Arch sem o arch install.

Não dá pra explicar em um tópico, mas você quiser se aventurar pode dar uma olhada em como instalar um sistema do zero (arch ou gentoo), com a vantagem que na hora de instalar os primeiros arquivos (bootstrap), você copia os arquivos já presentes na sua instalação. Daí continua o tutorial até instalar o bootloader.

Interessante, vou dar uma olhada, já estava pensando em testar o Arch um dia mesmo.