O meu sistema está muito produtivo, estou conseguindo realizar todas as tarefas que desejo. Porém depois de alguns dias sem reiniciar, meu pc deu um crash e reiniciou.
Ou usar uma distribuição mais amigável? Pelor teor dos seus posts, usar Debian não é uma boa para seu perfil de usuário. Se seu PC apenas deu crash uma vez, não vejo ser problema algum. Você não é um servidor e nem aconteceu isso 10x direto. Você tinha qual placa de vídeo anteriormente? Quanto você tem de swap? Já que você deixou ele ligado a dias…
Meu pc da crash sem aviso, da última vez prejudicou uma reunião online em que eu estava. Já foi mais de 10 vezes desde então. Antes estava usando uma rtx 3080 evga, não coloquei nada de swap até porque o pc tem 32 gb de ram. Não estou deixando o pc ligado a semanas, antes deixava minerando, coloquei na minha rig e estou usando sem placa e trabalhando normalmente. Em questão de hardware está em dia, faço limpezas periódicas e meu ssd comprei a pouco tempo. No windows não tem crash e até jogo um lol .
Ser estável != ser indicado para um usuário doméstico com pouco conhecimento em Linux. Eu poderia muito bem instalar o RHEL e ter problemas e vir com o argumento que é uma distro estável. Existem ferramentas certas para situações certas.
Isso que significa crash, ué Você pode muito bem abrir o KSystemLog e ver o que está causando esse problema. Não é porque no Windows você fazia de uma forma que no Linux ou macos você fará da mesma maneira. Sistemas diferentes, formas diferentes.
Então por qual motivo você está usando Debian se seu trabalho e lazer no Windows estava lhe atendendo?
1- O que eu faço no meu dia a dia com meu computador?
2- Quais ferramentas eu preciso para trabalhar? Será que tem nativo para Linux ou alguma solução similar (Ex: Office X LibreOffice);
3- Qual a distribuição será que vai ser mais fácil para meu perfil de usuário, quanto a programas que estão no repositório, DE que venha, documentação?
Bonus: pare de ter a mentalidade “No Windows eu faço assim”. De novo: sistemas diferentes. Não é simplesmente ir na internet e baixar um .exe da intel e atualizar o driver de vídeo. Já vem no Kernel, assim como os drivers da AMD. Outro ponto que tocarei de novo, não adianta ser “mais estável” mas não te atender. Eu por exemplo tenho uma licença do Windows Server 2019 por causa da minha faculdade ter parceria com a MS, mas usar o Windows 10 Pro para meu caso é mais produtivo, fora que não existe driver de vídeo para a RX 580 no WinServer.
Desculpa pela agressividade, mas se você quer mudar, não adianta só ficar estagnado e reclamando, achando que a solução de fulano é a melhor para ti. Se tu não correr atrás, vai ficar no mesmo lugar.
Debian é uma ótima distro, mas não é a melhor escolha para quem ainda não tem experiência com GNU/Linux. Isso porque é um sistema bem “cru”. Há outras distros mais amigáveis e configuradas para facilitar a compreensão e o uso.
Pessoalmente, não recomendo o Debian Stable para uso doméstico, apenas para servidores. Isso porque os pacotes são demasiadamente antigos, e sem que exista necessidade para tal considerando o uso residencial. Se quiser usar o Debian, é muito mais interessante optar pela versão Testing, que também é pouco propensa a quebras e traz pacotes bem mais atualizados:
O tutorial acima indica como fazer a atualização. Você pode atualizar diretamente para a atual versão Testing (Bookworm). Ao fazer isso, automaticamente terá acesso a drivers mais atuais.
Eu vou sair do windows independentemente dos problemas que eu estou tendo aqui, como eu disse, já consigo usar 98,00% dos programas que desejo. ( Só falta um que é da minha pedaleira boss gt100). Enfim, estou me esforçando para resolver o problema em questão, se puder ajudar eu agradeço.
Realmente pode acontecer, mas o Debian Bullseye foi lançado como Stable em agosto de 2021, enquanto esse processador, nem tão recente, é do final de 2018.
Nesse caso os pacotes são suficientemente atualizados para não ter problemas com o hardware.