Como faço becape de meu linux

Abaixo mostro como faço becape dos arquivos importantes de meu isfenicídio. Pode ajudar muitos a hora do aperto.

CARTAS NA MANGA PARA TE AJUDAR, QUANDO HOUVER PROBLEMAS

Em primeiro lugar: quem não faz m… não aprende! e você fará muita… se quiser aprender a usar nosso querido SO. Então becapeie à vontade.

Segundo: aprenda a editar um arquivo do HD/SSD por meio de um pendrive, fazendo chroot. Já tive de recorrer a isso quando editei o /etc/fstab erradamente e não dava boot. Isso pode ajudar.

Terceiro: becapeie sua distro com o rescuezilla. Isso vai te ajudar, tenha certeza: Clone sistemas e recupere dados com o Rescuezilla - YouTube

Quarto: aprenda a recuperar o boot no grub: ex: Ubuntu - Recuperando o GRUB com Boot Repair - YouTube ou Como Recuperar o Boot do Linux via Live CD | Pen Drive - YouTube

O QUE EU BECAPEIO

1. a pasta /etc logo após uma instalação limpa: tar -cf etc-DATA.tar etc/ para ter arquivos zerados sempre que precisar. deixe uma cópia no próprio HD/SSD e outra externamente

2. arquivos individuais no /etc, quando vou editá-los. facilita se precisar acessá-los no chroot do pendrive: cp fstab fstab_old; cp sudoers sudoers_old; cp sources.list sources.list_old

3. todos os meus scripts salvo na pasta /usr/local/bin. e faço uma cópia dessa pasta para guardá-la externamente: tar -cf bin-DATA.tar bin/

4. mantenho um app ativo para salvar na nuvem automaticamente, como dropbox. qualquer das cópias acima tem uma pasta neste, que coloco imediatamente após fazê-las

5. as configurações de meus apps preferidos, como mozilla, gimp, google chrome, edge etc faço assim:

a) tem apps em deb que salvam suas configurações como pasta oculta em $HOME, como $HOME/.mozilla. E dentro desta pasta, firefox-esr e firefox. uma pasta não salva as configurações da outra. portanto, “firefox-esr” não é compatível com “firefox”

b) outros, também em deb, em $HOME/.config, como gimp, libreoffice, onlyoffice.

c) pacotes flatpacks salvam as configurações em $HOME/.var/app. No caso do google chrome, por exemplo, com.google.Chrome; microsoft edge: com.microsoft.Edge e assim por diante. Para aproveitar esses arquivos, depois de uma instalação limpa deve-se criar as pasta onde ficarão: mkdir -p $ HOME/.var/app

d) pasta “Meus documentos” becapeio 1 ou 2 vezes por dia, pois tem todos os arquivos de trabalho e pessoais. Imaginem um arquivo trabalhado no onlyoffice perdido pra sempre? Cortam minha cabeça… rsrs

e) pasta “Meus downloads” não tem nada crítico. Portanto, no meu caso, não tem necessidade de becape

f) Não tenho músicas nem vídeos guardados. estas pastas não são críticas para mim. Então não me preocupo com elas.

g) especial atenção na pasta /etc/default, onde tem arquivos de configurações importantes, como grub, ufw, cpufrequtils, google chrome e microsoft edge. de todos, mantenho uma 3a cópia separada apenas do grub.

h) NoBo/PC de trabalho é de “trabalho”. Não faça gracinhas nele. Se tiver um hardware para teste, brinque com ele. Caso contrário, aí estão as regras de becape para te ajudar.

i) se o pc de trabalho será usado para experimentos, NÃO os faça no domingo ou feriado de meio de semana. se precisar reinstalar tudo, terá tempo de fazê-lo calmamente antes do primeiro dia útil seguinte, onde você tem uma apresentação para fazer no serviço (já aconteceu comigo). Experimente na sexta e sábado. no domingo, só se tiver feriado na segunda ou estiver entrando em férias (leve isto a serio. estou dizendo com razão…)

1. mantenha um pendrive com sua distro para caso de precisar fazer chroot no HD/SSD. deixe-o guardado em separado e à mão. se precisar dele no serviço, 2 pendrives: o de casa (sagrado) e o do serviço (é sério…)

2. na pasta $HOME/.config/autostart ficam os arquivos de incialização de serviços quando faço login. também os copio pois tem persoanlizações minhas como som no login.

ONDE GUARDAR

1. regra básica: onde puder, mas em 2 ou mais locais diferentes. Eu salvo minhas cópias no dropbox, google drive, num SSD e faço uma cópia mensal prum DVD-RW. Além disso, faço cópia semanal do disco com o rescuezilla (uso a dica do dionatan).

ATENÇÃO

NUNCA duvide de sua capacidade criativa em fazer besteiras no pinguim. Ela existe… Mas se quiser aprender, ao menos reduza os riscos ao mínimo possível kkkkkkkkkkkkk

4 curtidas