Como executar o arquivo gerado pelo Codoblacks?

Estou estudando programação ou seja sou iniciante, e gerei um projeto em c++ pelo code Codeblocks
Pesquisando descobri que o executável do programa fica aqui, mas não consigo abri-lo.


Pelo Codeblocks eu consigo compilar e abrir ele no gnome-terminal normal, mas por fora do IDE não abre.
Como eu executo esse programa ? por exemplo se eu quiser mandar só o executável pra alguém como ele vai conseguir abrir ?

Obs: Compilando o código no Windows até chega abrir o cmd porém da erro tbm.
Pesquisei bastante mas não achei nada que me ajuda, se alguém puder me ajudar agradeço mt.

Não seria ./Proj1 ?
E caso dê erro de permissão, basta apenas um chmod +x Proj1

Use o VSCode com a extensão C/C++ e instale os pacotes de compilação, gcc;

sudo apt install build-essential 

Para compilar o código: gcc -o NomeExemplo Arquivo.c

Sim já tentei, mas não executa corretamente.
Segue o exemplo, a esquerda é a compilação do Codeblocks e a direta é pelo comando no terminal.

Mesmo assim a ideia seria executar apenas com dois clicks.

Mas tipo se quiser eu executar corretamente o código só clicando nele
Imagina que vou mandar isso pra alguém que não tem sabe linha comando.

Infelizmente até aonde eu sei, o único executável que roda com 2 cliques é o .exe (apesar de ser possível rodar um executável no linux com 2 cliques, o procedimento vai depender da interface gráfica), então a única maneira “universal” de rodar um executável linux (.ELF) é pelo querido e amigável terminal.

1 curtida

Instalar a extensão code-runner e seja feliz;
1- Abra o VSCode e navegue até as configurações, busque por “Run In Terminal”, como ilustra a imagem a baixo:


2- Clique no seguinte ícone:
image
3- Dentro da janela que se abriu, coloque o seguinte código:

"code-runner.executorMap": {
        "javascript": "node",
        "java": "cd $dir && javac $fileName && java $fileNameWithoutExt",