Como executar arquivo .Jar no Linux

E ai pessoal, estou com um problema, baixei alguns arquivos .jar no meu pc (Mint 19.1), mas não consigo rodar nenhum dos programas.
Tenho instalado o OpenJDk 8 e 11, instalei a utima versão do Java, mas não adiantou, os tutorias pela internet pede para abrir via terminar java -jar meuarquivo.jar, mas não funciona e nas propriedades > permissões, não consigo deixar o programa executavel.
OBS: se eu clicar 2x no arquivo, aparece uma tela do Open JDK de bloqueio, dizendo que o não pode abrir o arquivo e tals

2 curtidas

pra gente te ajudar esse e tals é de suma importância

Qual a saída no terminal? Dá algum erro?

O arquivo.jar faz alguma coisa? No mundo java .jar também pode ser uma biblioteca entaão ela não faz nada, sem falar que o arquivo pode estar com problemas por exemplo

2 curtidas

tals é uma expressão, pede apenas para acessar o site do java.
da esse erro no terminal ‘Error: Unable to access jarfile’
sim, é um jogo, deveria abrir o laucher e me permitir que eu jogue.
eu testei o mesmo arquivo de 4 lugares, se estiverem com problema, to com muito azar

1 curtida

Esse erro ocorre em duas situações:

  1. O Arquivo jar não existe

  2. O Arquivo jar está com uma má formação, nesse caso no terminal deve sair algo como:

Exception in thread "main" java.lang.NoClassDefFoundError: jar
Caused by: java.lang.ClassNotFoundException: jar

Qual a saida do terminal? No modo GUI com esse tipo de erro além do erro aparece algo como “details” ou “detalhes” o que tem lá?

2 curtidas

Poderia me ajudar com o meu problema? É um programa. Ele está em “.jar”. Assisti a todos os tutoriais pra ver se conseguia abrir mas até agora nada…

1 curtida

poney_p@GPD-RV415:~/utsu-0.4$ java -jar utsu-0.4-jfx.jar
Erro: Não foi possível localizar nem carregar a classe principal com.utsusynth.utsu.UtsuApp

1 curtida

Poderia copiar e colar o comando q vc está usando para executá-lo?

1 curtida

Eu baixei o programa que você tentou usar e deu o mesmo erro ao tentar executar. É a primeira vez que ocorre aqui, inclusive. O problema tá no .jar, infelizmente.

1 curtida

@willianlycan Você não disse qual distro mas após instalar o reactfx e openjfx abriu tranquilo, teria que verificar o nome dos pacotes na sua distro.
No fedora.

java-1.8.0-openjdk-openjfx
openjfx-8.0.202-8.b07.fc31.x86_64
reactfx-2.0-2.M5.fc31.noarch

sudo dnf install *openjfx reactfx

O comando de execução é o que o @Vector_frame postou mais acima.

3 curtidas

Não tinha uma opção para fazer com que o explorador de arquivos enxergasse esse tipo de arquivo como programas?

1 curtida

BigLinux, baseada em Ubuntu. Consegui instalar o pacote openjfx, mas o reactfx n se encontra nos repositórios. Não sei se é a falta do reactfx, mas n deu certo só com o openjfx. É até estranho n executar o programa, já executei vários .jar sem este tipo de problema.

1 curtida

Eu só consigo abrir esse software pelo terminal. Não consigo abrir pela interface, mesmo colocando nas opções. Saberia como ajudar?

Assiste esse video e depois coloca pra abrir como arquivo executavel nas propriedades :+1:t4:

1 curtida

é só clicar com o botão direito em um arquivo .jar qualquer → propriedades, procurar por alguma opção/aba que deixe vc escolher com qual programa que vc quer abrir esse arquivo e botar pra executar um comando personalizado (se essa opção existir), e o comando vai ser “java -jar %F”, no KDE, por exemplo, seria assim:

1 curtida