estou tentando usar o bottles e achei que só criando a garrafa e colocando o programa ja funcionaria, mas percebi que preciso instalar as dependencias, mas como eu vou saber quais preciso? não queria sair instalando varias coisas até funcionar.
Vc pode procurar em sites onde as pessoas já testaram o programas e colocaram um tutorial de como fazer funcionar, tipo o the witcher:
O usuário que testo diz que
Workarounds
Use Winetricks to install dxvk173, mfc140, d3dx9, d3dx11_43, d3dcompiler_43
Ou seja vc tem que instalar as dependências dxvk173, mfc140, d3dx9, d3dx11_43, d3dcompiler_43
É isso.
Vc nem precisa instalar dependência alguma.
Vc instala o app por flatpak, roda o app, escolhe qual versão de próton vai querer, escolhe o .exe do jogo e pronto.
Olá!
Segue um vídeo que é um tutorial para instalação de um app criando uma garrafa.
O raciocínio é o mesmo para jogos, lançadores de jogos e etc.
Porém, para apps de Windows é preciso fazer uma verificada em requisitos e em determinadas situações instalar dependências.
Nem sempre haverá uma fórmula pronta, então terá que pesquisar e em outras situações será tentativa e erro na medida em que vai experimentando dependências.
Olá @DajyMadashiro, tudo bem contigo?
O Bottles assim como a maioria das interfaces para o Wine/Proton tem o objetivo de facilitar o processo, mas tem algumas coisas que simplesmente não tem como evitar. As dependências que você está sentindo falta provavelmente são do programa que você precisa executar e precisam ser instaladas dentro da garrafa.
Sabe no Windows quando você instala um programa e ele avisa que está baixando o Dot.Net, Runtimes e outros trecos? Você vai precisar identificar quais destes são necessários para o programa que você precisa executar e instalar na garrafa.
Sim e vai funcionar para a maioria dos casos. Como eu uso o Bottles bastante eu recomendo que vc sempre instale essas duas dependências: vbrun6 e vcredist2022
Não são necessárias para todos os jogos mas alguns precisam durante a instalação ou quando abrir o game.
Recomendo que use também o winege como backend do Bootles aí invés da opção padrão. Vc pode fazer isso indo nas configurações do próprio Bottles e baixando o winege por lá. Depois basta ir nas configurações de sua garrafa e alterar para usar winege.
eu tentei fazer isso e nenhum abre
eu fiz um teste aqui e consegui instalar o programa, que era o AIMP, depois descobri que se jogasse na pasta da garra a versão q queria iria abrir, mas ele não está reconhecendo a pasta que está em outro hd, eu consegui fazer funcionar abrindo pela steam, só assim funcionou mas não queria ficar abrindo tudo com a steam.
alem disso estou tentando abrir um navegador na versão de windows, mas depois de baixar pelo bottles ele não abre, nem com a steam abre, quero baixar a versão de windows para ver se ocorre um bug que tenho com a versão de linux.
Qual navegador?