Como eu poderia deixar o Linux Mint(Cinnamon)(instalado no Hd Externo) com mais "velocidade"

Olá amigos do fórum, eu sou novo aqui e também me desculpem pelo titulo longo, eu utilizo meu Linux Mint em um hd externo pois o notebook que eu uso é do meu pai e ele não quer que eu instale outro sistema no computador(ele utiliza o Windows 10), então como vocês já sabem sistemas instalados em um hd externo tende a ser mais lento(eu não sei especificar o motivo).
Eu queria algumas dicas de vocês pra poder melhorar o desempenho de meu sistema desde já agradeço!

Não sei se existe uma forma de tornar o sistema mais rápido usando HD externo, mas você pode fazer um dualboot, dessa forma o sistema irá utilizar o HD/SSD do notebook e seu pai não fica sem o Windows 10.

mas ele falou que o pai dele n deixa por outro so

Talvez ele não deixasse retirar o windows e pôr outro SO, ele não deixou muito claro.

Ele tem medo de eu “estragar o computador”, então ele não deixa nem fazer dual boot e nem instalar outro SO

Não tem como deixar mais rapido por causa do USB 2.0 3.0 nao serem mais rapido que um HD de mesma velocidade usando SATA!

Então teria como resolver o problema do sistema dar uma leve congelada as vezes?

Já é um ssd externo conectado em USB 3.0?

Já falaram de USB 3.0. mas se sua placa mãe tiver conexão eSata, você pode utilizar um case ou uma dock station com conexão eSata. Tenho uma aqui ligada no meu pc. Fica super rápido.

tem que testar as flags de montagem dos subvolumes! ou pode ser outra coisa que nao seja o btrfs, aqui nunca tive essas congeladas!

Se esta congelando quando você faz copia de arquivos não tem o que fazer.
USB é lento e o sistema usa toda a banda de escrita congelando o sistema.

Galera muito obrigado a todos que responderam, eu dei uma pesquisada e pra resolver eu habilitei o ZSwap + lz4, e também ativei uns outros ngcs pra quem quiser tentar links:

[Dica/Tuto] Ativar configurações do modulo intel i915 que vem desativados por padrão
[Dica/Tuto] Ativar configurações do modulo intel i915 que vem desativados por padrão ( placas intel) e Desativar sincronização vertical

Habilitando ZSwap + LZ4:

http://linuxmint.com.br/discussion/51695/