Como eu faço pra adicionar mais espaço livre a essa partição?

ola queria uma ajuda pra n comprometer minha partição ,

queria aumentar o tamanho do “Sda5” para 100GB mais ao selecionar vejo que n é possivel…

oque devo fazer ? pois ainda tenho 170gb disponiveis, e notei que a “Sda7” pode ser redimensionada ou movida. grato desde ja

Me parece que essa partição sda5 não possui arquivos que sejam de sistema, estou correto?

Se for esse o caso, é mais fácil criar uma partição de 100G no espaço livre, formata-la, copiar os arquivos para ela, e então apagar a partição antiga.

Acho mais fácil mover a /sda6 para a direita, e então redimensionar a /sda5. Fazendo isso via live usb.

De qualquer forma a ideia do @Deleterium também funciona. São várias opções para realizar a mesma tarefa. Haha

1 curtida

mais n daria prob no mint?

meus programas estão todos instalados nela. no win é letra D:
no caso teria que setar novamente a letra?

Imaginei que tivesse apenas arquivos. Nesse caso não sei como proceder, não conheço o Windows a ponto de dizer se daria certo ou não… Acho que o mais garantido é fazer como o @Jedi_Fonseca falou.

Eu já fiz como falei, e não deu problema nenhum. Mas sempre há um risco!

Quanto à letra da unidade no Windows, não tem problema, ela não deve mudar. E mesmo que mude, pode ser alterada novamente.

O risco é de ter arquivos corrompidos. Já movi partições assim e nunca aconteceu comigo, mas é bom que esteja ciente que há um risco.

Complementando…

Tecnicamente tu só está mudando a partição inteira de lugar no disco, não está alterando os dados dela. Por isso deve dar certo. O próprio Gparted avisa do risco de corromper arquivos antes de executar as mudanças, mas como eu disse, nunca vi nada corromper de fato.

vou tentar , obg. tomara q de certo

fiz. funcionou direitinho e sem alterar nada dos meus arquivos ou partição. vlw

1 curtida