Bom dia, como eu faço para copiar e mover arquivos/pastas sem precisar usar o sudo? Toda vez que eu tento, aparece que precisa de permissão root. Se puderem me ajudar, desde já, agradeço.
Exemplo: cp /etc/xdg/picom.conf ~/.config/picom/picom.conf Não foi possível criar arquivo comum :Permissão negada
Interessante, porem como eu deixo essa pasta com permissões normais? Tipo, toda vez que eu quiser fazer algo nela, eu não precise de permissão administrativa. Aliás, é recomendado eu fazer isso?
Exemplo, toda vez que eu movo uma pasta com permissão root para minha home, eu tenho que ficar editando ela com sudo, porem eu queria mudar esse tipo de permissão, deixando ela normal, assim eu poderia editar ela normalmente na minha home. Lembrando que não precisa mudar as permissões de outras pastas fora da home, exemplo disso é o etc.
Se copiar um arquivo do root, ele virá com as permissões de root, portanto precisará sempre alterar as permissões necessárias, para que um usuário normal tenha acesso.
De uma forma bem básica e resumida, as permissões no linux funcionam em uma lógica de que se é propriedade sua, você pode mexer como bem entender, afinal, é seu;
Se não for propriedade sua, mas você fizer parte do grupo proprietário, terá a liberdade de mexer conforme as permissões dadas ao grupo proprietário;
Naquilo que não é propriedade sua ou de um grupo que você esteja incluído, normalmente não poderá mexer, a não ser que o “proprietário” tenha deixado livre o acesso para todos os demais usuários.
Para fins de exemplo: o diretório /etc é propriedade do usuário root, o comando sudo te dá acesso as permissões especiais que só o grupo proprietário tem.
A melhor hipótese, se não quiser digitar sudo sempre que precisar mexer neste diretório, por exemplo, é usando a dica do @null:
Com isso você está temporariamente executando os comandos com o usuário root, e no final, você sai deste modo root com o comando exit.
Isso não seria recomendado em certos diretórios do sistema. Todavia, se você quiser mudar a propriedade para si, basta usar esta outra dica do @null:
Neste outro caso, você está mudando a propriedade (chown) de forma recursiva (-R), ou seja para o diretório ~/.config e tudo que há dentro dele para serem propriedades de SeuUsuaria:GrupoDoSeuUsuario ($USER:$USER).
Desculpa por tantos detalhes, mas acredito que seja interessante entender (mesmo que basicamente), o que você está fazendo e pensar no porque de estar assim. Além de quais as possíveis consequências por modificar isso.
Como por exemplo, excluir acidentalmente algum arquivo de configuração importante do sistema sem precisar de confirmação por ter mudado a propriedade do mesmo.
O problema é que o proprietário da pasta já era o root, pois foi feita uma primeira cópia com sudo. Esse que foi o problema. Se a cópia for feita como usuário comum, mesmo pegando arquivos de outros lugares, a permissão de arquivos vai estar certa. A correção era acertar a permissão dos arquivos com o comando que o null passou.