Como eu Crio um Appimage?

Galera, eu tô tentando criar um appimage!

Eu escolhi o appimagetool, mas o comando :
ARCH=x86_64 ./appimagetool -n Anama-ita.AppDir/

retorna:

appimagetool, continuous build (commit 8bbf694), build <local dev build> built on 2020-12-31 11:48:33 UTC
Desktop file not found, aborting

Eu nunca criei aplicativos -softwares- para o linux, logo, o quê estou fazendo errado?

1 curtida

@Natanael.755, vc é quem manjava do assunto, não?

1 curtida

Ele manja? Eu tô há uns 3 dias buscando como fazer isso (risos)

1 curtida
4 curtidas

Cara valeu! De fato manja, eu dei uma lida e acho que vai me ajudar … Amanhã eu implemento no programa.

Quem resolveu foi o @swatquest, mas se tá solucionado, melhor!

1 curtida

É mestre no assunto

Já te ajudaram mas eu fiz uma ferramenta que ajuda a gerar o AppDir com tudo no lugar: https://github.com/sudo-give-me-coffee/make-portable/releases/download/continuous/make-portable

4 curtidas

Cara, eu vou da uma olhada … Desde já agradeço!

@Natanael.755 como eu uso?

Esse canal aqui o cara faz diversos AppImages e outros empacotamentos de tudo o que você possa imaginar:
https://www.youtube.com/channel/UCrE7Vzc6G971XnrDyo53mGA/videos

Dá uma olhada só por curiosidade!

2 curtidas

@swatquest , eu não tô conseguindo … Dá erro!

jacksupremo@pop-os:~/Downloads$ ARCH=x86_64 ~/Downloads/appimagetool-x86_64.AppImage /home/jacksupremo/Documentos/Anama-ita.AppDir

retornar:

appimagetool, continuous build (commit 8bbf694), build <local dev build> built on 2020-12-31 11:48:33 UTC
Desktop file not found, aborting

Sendo que tá organizado assim:

jacksupremo@pop-os:~/Documentos/Anama-ita.AppDir$ tree 
.
├── Anama-ita
├── A.png
├── AppRun
└── usr
    └── bin
        └── ANAMA-ITA

2 directories, 4 files

Anama-ita é o .desktop
ANAMA-ITA é o executável

Anama-ita:

[Desktop Entry]
Version=0.3.0
Type=Application
Terminal=false
Icon=A
Exec=ANAMA-ITA
Name=Anama-itá
Comment=A MELHOR AGENDA PARA OS MELHORES CONTADORES
Categories=X-Gtk;System;Utility;

AppRun:

jacksupremo@pop-os:~/Documentos/Anama-ita.AppDir$ cat AppRun 
#!/bin/bash
SELF=$(readlink -f  "$0")
HERE=${SELF%/*}
EXEC="${HERE}/usr/bin/ANAMA-ITA"
exec "${EXEC}"

@Natanael.755

Assim como

─ usr
└── bin
└── ANAMA-ITA

O Anama-ita tem que estar na pasta /usr/share/applications

Deve ser por isso que não encontra o arquivo .desktop

Acho que é este o caminho, mas depois confirmo.

:+1:

Continua dando o mesmo erro …

Os aplicativos de todo o sistema têm entradas da área de trabalho localizadas no diretório / usr / share / applications . No entanto, gravar neste diretório requer privilégios de root e, uma vez que um dos benefícios dos arquivos AppImages é que eles não requerem privilégios de root, vamos criar uma entrada de desktop no diretório ~ / .local / share / aplicativos

Coloque em

~/.local/share/applications

Pare e que appimage não tem permissão root.
Teste e veja se funciona

@swatquest

Eu tenho que colocar a pasta AppDir e o Appimagetool dentro desse diretório?

Cara nunca fizeste processo,mas olha que está escrito no primeiro link que passei

Adding icons, desktop entries, metadata and an AppRun

Before we can create the AppImage, there are some small tasks left.

First of all, we have to add a .desktop file and an icon. qBittorrent already provides them, and we have to just copy them into the root directory:

sudo cp usr/share/applications/qbittorrent.desktop ./ sudo cp usr/share/hicolor/128x128/apps/qbittorrent.png ./

Then, we’ll add the AppStream metadata for the application. Again, qBittorrent already provides this, but it’s in usr/share/appdata instead of usr/share/metainfo. You can move or symlink the directory to the correct location:

sudo mv usr/share/appdata/ usr/share/metainfo

Finally, we need an AppRun. This is fairly easy, and we’ve already seen a minimal version of it in the previous section. This is the AppRun we’ll add in. Most importantly, it uses absolute paths instead of relative ones. It also handles cases where there may already be an existing value of LD_LIBRARY_PATH.

@swatquest @kevinlucasilva @Natanael.755 @Rodrigo_Chile

Agradeço pela força e pela ajuda, nunca tinha feito um appimagem … Mas depois de um trabalho consegui!
@swatquest não tava dando certo porque o ícone tinha 260x260 pixel, eu vi recomendações que falam que deve ter 256x256 … Resumindo, agora foi

1 curtida

Deve ser a padronização
32
64
128
256
512
1024
Etc…

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 7 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.