Como eu adiciono drivers em uma iso?

Estou tentando instalar o MX Linux em um notebook UEFI,mas quando ele entra no modo live a tela simplesmente desliga,então acho que é um problema relacionado aos drivers da iso e quero saber se tem como eu adicionar algum driver de outra iso que funciona (mint por exemplo). O notebook tem uma Intel HD Graphics (provavelmente 4000)

Os drivers da Intel HD Graphics são os mais tranquilos que há, já que são open source e já vem no kernel.

Se seu problema realmente é com o driver de vídeo, não é pela falta do driver e sim pela má configuração do mesmo que a distribuição não fez direito. O driver para sua GPU com certeza está lá.

Você já tentou outra distribuição como Xubuntu 20.04?

Eu usava Lubuntu e tenho um outro notebook com Linux Lite,queria o MX só pra jogar minecraft e talvez assistir algo. Valeu pela recomendação.

Cara, Linux é tudo a mesma coisa. O que você pode fazer em um, você pode fazer em outro.

É claro que há diferenças entre as distribuições, caso contrário não haveria mais do que uma distribuição e diferentes versões dela mesma distribuídas com ambientes gráficos diferentes (como é o caso do Ubuntu, Kubuntu e Xubuntu que é o mesmíssimo *ubuntu, mas com ambientes gráficos diferentes). As diferenças entre as distribuições são a respeito à forma e à frequência das atualizações, quais softwares de base estão sendo usados e como se lida com os pacotes. Pode ser que uma distribuição seja mais otimizada pra jogos, mas pode ser que você consiga fazer o mesmo num *ubuntu da vida se você pesquisar um pouco.

E é claro que você tem que ver o quão atualizado está o seu sistema. Um Manjaro atualizado já têm pacotes mais atuais que um *ubuntu 20.04. Mas será mesmo que os programas mais atuais farão grande diferença para você? Pode ser que sim, pode ser que não.

Eu sugeri o Xubuntu por você acreditar estar usando um computador com Intel Graphics 4000, o que demonstra que você quer instalar a distribuição num computador mais antigo.


Quais foram exatamente os problemas que você teve?

  • O Wine não consegui executar o Minecraft direito? O jogo ficou travando? Você tentou usar o Lutris?

  • Você não está conseguindo assistir aos vídeos? Está travando? Está rolando muito screen tearing?

Tente resolver seus problemas na distribuição que você estava.

Eu uso windows 8.1,e ta um lag desgraçado. E não precisa de wine pra rodar mine mano (no outro notebook ele roda bem mas ele ta com a tela ruim),eu quero uma distro leve só pra acabar com o lag e fazer a bateria durar mais mesmo.

Hmm, então mesmo no Windows está tendo lag? Será que não é problema de hardware (defeito mesmo ou efeito da velhice) ou é seu computador que não aguenta rodar o jogo?

Eu, por exemplo, tenho um notebook comprado em 2009 que não aguentaria rodar Minecraft e nem mesmo vídeos em 1080p (ele consegue rodar vídeos a 720p, mas esquenta demais por conta da velhice); ah, e a bateria dele não aguenta nem mesmo 5 minutos fora da tomada. Você realmente tem certeza que o hardware do seu computador atente ao que você quer fazer?


É mesmo, vejo agora que tem um port nativo pro Linux.


Então você precisaria de qualquer distribuição com um ambiente gráfico leve, como o LXQt (LXDE já é coisa do passado) ou, no máximo, com XFCE ou MATE.

Cara, você já estava no caminho certo com o Lubuntu (espero que seja a versão 20.04.1) e o Linux Lite (espero que seja a versão 5.0), não tem muito o que você pode fazer aqui, não é como se houvesse uma distribuição mágica que vá resolver problemas inerentes do hardware.

Só lhe resta ver se seu driver de vídeo está funcionando direitinho. Os vídeos estão rodando bem?

Tão rodando bem sim,era problema da iso do MX.
Eu usava o lubuntu 19.0x e desinstalei pq tava bem bugado kkk
Agora eu instalei o Xubuntu 20.04! Vlw!

Uma coisa que é importante para você aprender: a periodicidade de lançamentos de novas versões do *ubuntu.

Uma nova versão é lançada a cada 6 meses, mas somente algumas delas são recomendadas para uso no dia a dia, que são as versões LTS.

Você já deve ter reparado que a numeração da versão reflete o ano e o mês que a distribuição *ubuntu foi lançada, por exemplo, o *ubuntu 19.04 foi lançado no mês 04 de 2019. Depois da versão 19.04 veio a versão 19.10 e por fim a versão 20.04, esta sim LTS.

As versões não-LTS tem suporte por 9 meses enquanto as versões LTS tem suporte por 5 anos ou mais. As versões não-LTS não são lá muito estáveis, portanto não é difícil que bugs apareçam nelas. As versões LTS são estáveis e podem ser usadas no dia a dia. Por exemplo, o /*ubuntu 20.04 saiu há pouco, portanto é bom que você só use esta versão até que saia a próxima versão LTS (que, no caso, seria a 22.04).

Dê uma olhada nesta página para você ver como funcionam os lançamentos da distribuição *ubuntu.

O *ubuntu é uma distribuição extremamente importante, uma esmagadora quantidade de distribuições são baseadas diretamente nela. O Linux Mint é o melhor exemplo, pois ele é sempre baseado na versão LTS do *ubuntu, portanto se você usa o Linux Mint 20, você essencialmente está usando o *ubuntu 20.04. O Linux Lite é a mesma coisa, ele também é baseado nas versões LTS do *ubuntu.

Você me pergunta: “ué, então não pode usar as versões não-LTS do *ubuntu?”

Você pode, mas é pra teste, pra ver as novidades, mas elas não são ideais para usar em produção (isto é, usar para tarefas do dia a dia)! Bom, ninguém vai te impedir de ficar instalando as novas versões do *ubuntu (o que inclui as versões não-LTS) a cada 6 meses, mas entenda que você poderá experimentar bugs mais frequentemente.

Portanto, permaneça sempre nas versões LTS. Isso vale mesmo quando elas estão quase com 2 anos de idade e a próxima versão LTS não foi lançada ainda. Por exemplo, se estivéssemos em março de 2020, ainda valeria mais a pena instalar o *ubuntu 18.04 e esperar um mês para o lançamento do *ubuntu 20.04 em abril.

1 curtida

Valeu pela dica mano,eu não sabia dessa!