entao eu instalei o arch linux ontem (30/07/2025) e me senti incrivel por isso kk eu nunca usei linux antes (tirando o chromeOS e o android pq o android nao faz coisas que eu faria nessa bomba/notebook e o chromeOS e um lixo horrivel que veio dos terriveis chromebooks)entao eu nao sei de nada sobre linux na minha vida toda eu so usei windows e ate agora eu to achando arch bem fluido soque tem um pequeno problema meu video integrada ta todo ferrado e no windows da pra vc tirar um driver no sistema mas no arch nao entao vim aq pedir ajuda pq usar essa bomba ja ta me dando dor de cabeça entao quem souber como gerenciar drivers no arch ou como abrir um arquivo .run no mesmo agradeço desde ja (desculpe meu pessimo portugues minha educaçao nao foi tao boa)
Dê detalhes do problema, o que ocorre? Qual o hardware?
Aliás, que arquivo .RUN você tem aí? Obteve como e onde esse arquivo?
Geralmente o arquivo .run é um programa de instalação feito por algum desenvolvedor de software, para rodar é necessário dar permissão de execução (botão direito do mouse >> Propriedades >> aba permissões >> marcar É executável).
Depois de dar permissão de execução, se o desenvolvedor deste instalador oferece uma interface gráfica para a instalação vai bastar dar um duplo clique com o mouse para executar o instalador. Mas, infelizmente, a maioria dos desenvolvedores não oferecem uma interface gráfica para instalar, então você terá que executar no terminal. Se você não conhece nada de terminal, sugiro fazer um curso online sobre o terminal do Linux e o funcionamento do Linux.
O Guia Foca é um site bem interessante para você aprender.
Porém, eu reforço a necessidade de saber o que você está fazendo. Ninguém deveria baixar conteúdo na internet e executar sem saber o que de fato está realizando e se confia no fornecedor do arquivo a executar.
Por vezes, o que você está tentando fazer não é necessário.
Compartilhe com detalhes o que você quer fazer para que alguém possa lhe ajudar de fato.
o arquivo .run e um driver da nvidia para meu notebook um samsung n270e (ou algo parecido com isso)e nao o arquivo nao tem interface grafica so tristeza ate agora no linux kk mas melhor que o windows ta sendo ![]()
Não é recomendado instalar o driver da Nvidia pelo site.
Em vez disso, instale do repositório da distribuição: pacman -S nvidia.
No Arch, baixar qualquer driver é contraindicado, pois atualizações no sistema (em especial, as do núcleo do sistema operacional) podem quebrá-lo facilmente – e como o Arch atualiza mais rápido que a maioria das distribuições, é capaz do driver já vir quebrado.
Sempre olhe o repositório oficial, pois há garantia da equipe da distribuição que irá funcionar, e, em segundo caso, no AUR, pois sugere que alguém testou e funcionou (e o pacote costuma incluir mecanismos para lidar com atualizações do núcleo).
Para ter mais certeza do seu modelo de placa de vídeo e notebook, use o inxi.
Vale a pena procurar informação para iniciantes no linux, que são boas para qualquer distribuição. Procure por dicas e tutoriais principalmente pra quem vem do Windows, pois assim como um dia você precisou aprender a baixar um driver pra windows, vc vai precisar aprender que dificilmente deve baixar um driver para Linux.
Sobre executar arquivos, precisa aprender sobre as permissões de arquivos. Enquanto no windows se sabe que o arquivo é executável pela extensão, no Linux a indicação de executável é por metadados de permissão de acesso (leitura - gravação - execução).
Certamente vc vai encontrar muito material tanto aqui no fórum, usando a pesquisa, quanto em vídeos. Enquanto a base do sistema é a mesma desde os anos 70, alguns pontos específicos podem ficar obsoletos muito rapidamente, como por exemplo versão de driver da nvidia.
Como eu sempre faço, recomendo o curso GNU/Linux do Kretcheu que vai do básico ao avançado de uma maneira pedagógica, de modo que quando chegar na aula sobre permissão de arquivos você já sabe o que é usuário root.
Link do Odysee, mas se você procurar tem no youtube também:
https://odysee.com/@kretcheu2001:8/cursognu:9?lid=9638891ff37c8f6c264048db308de450cc205e5f
Como você já instalou o sistema operacional, pode ir pra aula 8 (embora eu recomende desde o início!)