Existem muitos casos onde HDR pode ser utilizado como edição de imagem/vídeo, jogos, filmes etc. Fiz alguns testes e soube que programas como Firefox e MPV já suportam, mas em games pode ser um pouco complicado se não usar toda a stack da Valve (ou eu não descobri ainda como fazer).
Atualmente consigo rodar o Need for speed Heat e cybepunk2077 com HDR apenas usando o DXVK_HDR=1. Das informações que encontrei foi basicamente na archwiki.
O HDR afeta o conteúdo SDR? Por exemplo, um vídeo que não foi pensado para HDR. Acho que seria legal o @Dio ou alguém do canal fazer um vídeo sobre isso em algum momento.
Fiz alguns testes no meu computador de trabalho, principalmente para consumo de streaming (4K HDR + GPU Nvidia). Mas, comparando com a minha TV (4K HDR+), o resultado das cores no computador pareceu bem menos impressionante.
Ainda pretendo fazer mais testes assim que tiver tempo, mas uma coisa que senti falta foi a ausência de algum tipo de feedback visual no sistema operacional para você poder saber se o HDR está de fato sendo usado ou não. Por exemplo, na minha TV mostra uma notificação de alguns segundos, sempre que um conteúdo HDR é reproduzido.
Em algumas situações conteúdo SDR pode ser prejudicado em um ambiente HDR simplesmente porque ele não tem a quantidade de informações suficientes para preencher todo espectro disponível. Então, deixar o HDR sempre ligado em qualquer conteúdo, pode impactar na experiência em SDR.
Eu perguntei mais para ter uma ideia se as DEs e o protocolo já estão cobrindo isso, pois algumas TVs/monitores suportam HDR dinâmico, e o servidor gráfico usaria espaços de cores distintos (DCI-P3 para o div do vídeo HDR e o restante do navegador em sRGB, digamos).
Nos testes que fiz aqui e pesquisando alguns relatos, no Linux não consegui uma experiência dinâmica com o HDR. Ou ele está ativo arbitrariamente, ou não está.
Entendo, mesmo que a TV não suportasse, ao menos evitaria de exibir conteúdo SDR como se fosse HDR. Geralmente as TVs que tem alguma função de HDR dinâmico, conseguem controlar zonas de luz, ou a luz do pixel em si.
O jogo como o cyberpunk, quando hdr ativo no sistema fica um pouco pior que quando sdr, mas quando ativo o hdr no proprio jogo também, as cores ficam tão fortes e marcantes que quase “sai da tela”.
Uma solucao seria ativar hdr apenas quando precisa ou quando um app solicitar, mas acho que é global atualmente no Gnome.
Entendi, que assim pelo menos daria para termos uma ideia se o compositor está convertendo para o espaço de cor que o seu monitor diz operar no momento, e se alguém precisasse, usar um corrigido. Eu pensei que já tivesse de pé também a correção de cores.
Para quem quiser testar o navegador (desative plugins ou funções de dark mode, podem interferir):
Se você estiver vendo o W nesse quadrado vermelho, o seu navegador está pelo menos conseguindo comunicar para o compositor que essa imagem é wide gammut (Display P3, um espaço de cor similar ao DCI-P3);
E se seu monitor tiver de fato suporte para alto alcance dinâmico, não só um gammut amplo, você deve ver uma grande diferença de luminosidade entre a parte superior e inferior da tarjas RGB. (novamente, se o navegador estiver conseguindo comunicar os metadados da imagem ao compositor e ele estiver fazendo algo com isso)
Você consegue ver mais testes aqui:
Você também pode baixar as imagens e comparar fora do navegador para ver se o app de galeria suporta. Uma foto (aproximação) do que você deveria ver:
Todos meus navegadores (Chrome, Zen, Firefox e Edge) falharam miseravelmente nos testes, mesmo ativando flags recomendadas e ajustando variáveis (Plasma + wayland + Nvidia).
Mesmo no TestUFO? E baixando a imagem, tentando visualizar em outros locais?
Seria bom saber se alguém consegue algo com a imagem no TestUFO, talvez fora do navegador, ou no Firefox, foi o teste com perfil de cor mais padrão de indústria que encontrei, o espaço de cor e a curva de transferência são livre de royalties se não me engano (Rec. ITU-R BT.2100 PQ).
Enxergo o W, mas não pelo navegador nem o visualizador de imagens do GNOME, com MPV sim, pessoalmente ficou um pouco mais nítido que minha câmera captou, mas dá pra ver:
Bom saber, isso quer dizer que, muito provavelmente, o MPV está ao menos informando ao Wayland que o espaço de cor da superfície do vídeo é Display P3.
O objetivo é ser sutil mesmo, é normal parecer mais apagado em fotos, o objetivo desta imagem não é mostrar a distância máxima entre o espaço de cor do seu monitor e o espaço sRGB que é o padrão em SDR, é apenas detectar monitores que vão além do sRGB.
Só achei engraçado que sua câmera detectou laranja , essa cor é para ser algo como “#FF0000”, a componente vermelha pura. Se bem que câmera de celular não da para confiar, espero que esteja vermelho ai para você no monitor.
Está mais assim na real. Descobri aqui que a ultima att do Firefox quebrou o hdr no youtube, fazendo downgrade voltou, mesmo assim o test ufo não detectou o hdr do sistema via navegador.