É muito comum vermos ícones na i3bar
, polybar
, waybar
, personalização de neofetch
, entre muitos outros cenários. Exemplo de ícones:
Nesse ponto, aparece a pergunta:
Como alguém encontrou esses ícones para colocar no arquivo de configuração?
Para começar, levarei em consideração que seu sistema já possua a fonte que contenha o ícone desejado.
Abordarei 3 formas de obter o ícone:
- Copiando de um arquivo existente
- Usando um site de busca para fontes
- Visualizar todos os ícones de uma fonte do sistema
Copiando de um arquivo existente
Muito comum querermos determinado ícone ao olharmos para determinada configuração, seja em uma distro ou print das configs
de alguém. Caso tenha acesso ao arquivo de configuração, basta copiar e colar onde deseja.
Exemplo de arquivo modules.ini da minha polybar:
Sendo do meu interesse, eu poderia copiar os ícones correspondentes ao carregamento de bateria, por exemplo.
Os dois pontos mais importantes desse método é saber onde buscar o ícone e onde acrescentar no destino.
Usando um site de busca para fontes
Uma maneira, talvez a mais simples, é utilizar o site: Nerd Fonts - Cheat Sheet.
Funciona de forma bem simples, basta usar palavra chave no campo de busca:
Por exemplo: power
:
Dentre todas as opções, caso deixe o cursor sobre o ícone desejado, aparecerão 3 opções de cópia, escolha Icon para copiar para a área de transferência:
Caso cole em seu arquivo de configuração, exibirá corretamente:
Visualizar todos os ícones de uma fonte do sistema
Não abordarei a instalação, mas precisaremos do app chamado font-manager (mais informações no github oficial: FontManager/font-manager (github.com)).
Note que o aplicativo, inicialmente, está mostrando somente as letras:
Para visualizarmos os ícones, é preciso selecionar Caracteres:
Uma vez o ícone escolhido, basta clicar com o botão direito do mouse e clicar em Copiar:
Isto feito, basta colar onde desejar:
Inspiração
Usei como inspiração o vídeo do Erik Dubois (desenvolvedor de software e youtuber. Conhecido por seu trabalho no projeto ArcoLinux).