Olá pessoal,
Eu tenho um Raspberry Pi na casa dos meus pais que uso como um VPS, mantenho uns backups lá, uso como acesso VPN, Nextcloud, Plex etc.
Eu mantenho o Raspberry ligado por cabo RJ45 diretamente no modem pra ter 100% da minha banda de internet já que por Wifi é muito instável. Mas o que já aconteceu várias vezes foi de alguém esbarrar ou passar um pano pra limpar as coisas e desconectar o cabo (fica muito exposto o Raspberry e as pessoas acham que é um brinquedinho )
Pensando em ter uma “internet de backup” pra quando o cabo fosse desconectado novamente, eu conectei via cabo (rede eth0) e via Wifi (rede wlan0). Porém o aparelho agora tem 2 números de IP e não sei em qual rede ele está conectado.
Minha ideia e que ele sempre ficasse conectado via cabo (eth0) e fosse para rede Wi-Fi caso o cabo tenha desconectado.
Uma observação: O Raspberry usa o sistema Raspbian Lite, ou seja, sem interface gráfica.
Então como saber em qual rede estou conectado pelo terminal. E tem como escolher sempre o eth0 como principal ?