Como escolher entre eth0 e wlan0 por terminal?

Olá pessoal,

Eu tenho um Raspberry Pi na casa dos meus pais que uso como um VPS, mantenho uns backups lá, uso como acesso VPN, Nextcloud, Plex etc.

Eu mantenho o Raspberry ligado por cabo RJ45 diretamente no modem pra ter 100% da minha banda de internet já que por Wifi é muito instável. Mas o que já aconteceu várias vezes foi de alguém esbarrar ou passar um pano pra limpar as coisas e desconectar o cabo (fica muito exposto o Raspberry e as pessoas acham que é um brinquedinho :sweat_smile:)

Pensando em ter uma “internet de backup” pra quando o cabo fosse desconectado novamente, eu conectei via cabo (rede eth0) e via Wifi (rede wlan0). Porém o aparelho agora tem 2 números de IP e não sei em qual rede ele está conectado.

Minha ideia e que ele sempre ficasse conectado via cabo (eth0) e fosse para rede Wi-Fi caso o cabo tenha desconectado.

Uma observação: O Raspberry usa o sistema Raspbian Lite, ou seja, sem interface gráfica.

Então como saber em qual rede estou conectado pelo terminal. E tem como escolher sempre o eth0 como principal ?