Como escolher Driver da NVIDIA no Linux em 2020

Confira o post completo no blog: https://diolinux.com.br/2020/06/como-escolher-driver-nvidia-linux-2020.html

No tutorial de hoje, vamos ensinar a como escolher o driver de vídeo para a sua NVIDIA no Linux.

2 Curtidas

Muito bom o artigo, Ricardo, eu acrescentaria as outras branches de drivers como o beta e vulkan beta (que é o que eu utilizo) e qual seria a utilidade deles, o vulkan beta por exemplo vem com as features mais recentes do vulkan (última especificação da api) e é bem útil para games em vulkan para windows que acabaram de ser compatíveis com o proton. Ex.: Red Dead Redemption 2.

2 Curtidas

Muito trabalho ter um computador pra jogos com Linux rsrsrs ainda prefiro mil vezes usar o computador para as tarefas do dia a dia e ter um console pra jogar os games

Não entendi, qual o “muito trabalho” vc se refere??? pq hj em em dia é praticamente instalar a Steam e ativar o Proton ou instalar o Lutris e instalar o game. Fiquei curioso com o “muito trabalho” eheheh.

Estava no Ubuntu, depois fiquei uns dias Manjaro e agora migrei pro Pop!_OS, acho o último a distro quase perfeita para notebook com placa hibrida.

É que por exemplo, eu gostava de jogar lol usando o Lutris antigamente, mas era sempre uma dor de cabeça baixar as atualizações, sempre dava algum erro. Sem falar que os jogos que eu queria jogar como o Valorant ou o Fortnite tem o anti-cheat ativado, e não dá pra jogar. Daqui a alguns anos provavelmente não vai ter diferença entre baixar e jogar um jogo no Linux ou Windows, mas no momento eu ainda acho que é meio “gambiarra” o método de baixar os jogos no Linux, e dos vários jogos que eu tenho na epic games store, eu consegui jogar menos da metade deles por causa do dxvk. Mas isso tudo é minha experiência pessoal, eu sei que tem gente que consegue jogar no Linux de boa, mas pra mim não rolou jogar no pinguim não.

Bom, da primeira metade do seu texto, sobre os jogos q vc citou, vc sabe q a culpa não é do Linux (distros) ne?? E sim da empresas que não compatibilizam para um versão nativa ou ate mesmo com o Proton e/ou DXVK. E me desculpe, falar que é gambiarra mesmo entre aspas é desmerecer todo o esforço que os devs responsáveis estão tendo para compatibilizar uma gama muito grande de jogos no Linux, fora que eu dei dois exemplos de como baixar e jogar que são extremamente fáceis e não precisa de muita coisa pra funcionar (Steam e Lutris). Recomendo acompanhar mais os avanços nesta área para não acontecer esse equívocos apontados.

Cara… FINALMENTE eu entendi essa parada dos drivers! :3

1 Curtida