Como encriptar ssd para utilizar no raspbery pi

Bom dia!
Estou tentando sem sucesso e pesquisando tambeḿ se mencontrar ajuda de como criar uma imagem raspibian em um raspbery pi zero (os primeiros sem wifi) porém apenas consigo criar pelo terminal com o DD e não sei como encriptar enquanto faço isso ou utilizando o programa recomendado no site da raspberry que faz o processo automático porém n encontrei opção para encriptar.
Alguém sabe com ofazer e poderia me ajudar?

Este texto serve apenas como instrução, você deve apagá-lo antes de fazer a publicação.

Olá!

Para entendermos sua necessidade, você deseja fazer uma encriptação completa dos arquivos da pasta home, do sd card completo, ou algo diferente? Descreva mais sobre como pretende utilizar a codificação.

No próprio raspberry pi os existe uma opção de overlay do sistema que é uma proteção mais para longevidade e proteção dos arquivos do sistema objetivado em não corrompê-lo por queda de energias e coisas do tipo. Overlay FS.

Um detalhe que para você encriptar o “disco” você terá que manualmente fazer o particionamento, separar pastas de usuário e outras não tão de requisito direto do sistema. Tal fato porque você não deve conseguir encriptar as pastas mais diretas do sistema que estão ligadas ao boot e coisas na raiz que precisam ser lidas também dado a dependência lembrando que o Raspberry Zero até o 3B tem a “bios” no sd card/USB em arquivo de controle eeprom.

Outra, você está usando a versão Lite do sistema? headless ou com algum interface?
Mas vamos por parte pra descascar a cebola.

1 curtida

Muito obrigado!
não necessito de interface gráfica, estava querendo utilizar pelo ssh. Ainda não sei se a versão ideal seria o raspibian 32bit ou outro sistema. Gostaria de encriptar o disco todo se possível, se não apenas a /home já é algo.