O Homebrew é um gerenciador de pacotes que se tornou muito popular no macOS e também pode ser utilizado no Linux como uma opção adicional.
sei não. não me convenceu.
Qual a vantagem dele em cima do nix?
Confesso que não vejo muito sentido no Homebrew para Linux.
Mesmo constantemente testando vários micro-utilitários recém-lançados, nunca passei por essa situação do pacote estar disponível apenas nele. Geralmente estava primeiro nos gerenciadores de pacotes dedicados das linguagens de programação, ou tinha apenas a compilação por código fonte (que nos utilitários mais simples, se resume a ./configure && make && make install – dá para fazer um PKGBUILD e botar no AUR em poucos segundos).
Acho que faltou “vender” bem os pontos fortes do Homebrew, pois algumas coisas são bem úteis nele, como principal ponto vejo o fato de você poder criar um Brewfile que contêm tudo que você instalou, e assim numa nova máquina pode instalar tudo novamente de forma fácil com 1 comando.
Acho que é o que ele chama de Bundles: brew(1) – The Missing Package Manager for macOS (or Linux) — Homebrew Documentation
Não cheguei a usar no Linux, mas no MacOS funciona muito bem.
Eu instalei ele no Void Linux KDE e Linux Mint 20.3. É bem massa esse gerenciador de pacotes pois ele me permite instalar o pacote mais recente. Gostei dele para caramba.
Dindinha já me dizia, meu fii tu vai ver coisa…tu vai ver coisa…
Eu tenho usado e tenho gostado da experiência.
Essa a minha lista de pacores.
Packages: 2653 (dpkg), 111 (brew), 63 (flatpak), 4 (snap)
Eu criei um comando para buscar aplicações e sempre instalo da fonte que tenha a versão mais atualisada. Minha prioridade é usar Nala pra instalar o dpkg, se não tem eu tento brew, flatpak ou snap, nessa ordem. Pra mim os pacores do brew funcionam muito bem. As vezes tem algums que são mais estáveis no brew ou que mais fáceis de instalar. A maioria é pra coisas de programação. Talvez se você não programa não tem sentido mesmo.
Não provei o Nix ainda. Talvez seria um melhor substituto. Mas muitas vezes quando uma ferramenta tem instruções só pra Mac ou Windows usar brew é o que dá menos dor de cabeça.