A instalação é tranquila ou há obstáculos? Estava vendo uns mini-notebooks que vem sem sistema operacional e estive imaginando se seria fácil ou não instalar Linux neles sabendo dessa peculiaridade.
Não há nenhuma diferença em comparação com um SSD ou HDD convencional. O procedimento é o mesmo.
Instalei Linux várias vezes em um tablet Asus T100TA com eMMC.
Dá pra instalar Linux até em PenDrive e cartão SD, não acho que seria problema instalar em memórias eMMC.
O proprio steam deck (versão mais basica) vinha com eMMC, unico problema são os problemas q a gente já conhece por padrão dessa memoria, lentidão, pode ter falhas etc.
Encontrei isso:
[O eMMC Kingston™] é um sistema de memória embarcada, não volátil, composto pela memória Flash e o controlador da memória Flash, que simplifica o design da interface do sistema e libera o processador host do gerenciamento da memória Flash em nível inferior.
Embora se refira a um produto específico da marca, dá impressão de ser um significado geral: — “memória Flash + controlador da memória Flash”
E aqui, página de um produto para migrar de eMMC para SSD – indicando as diferenças atuais (Set. 2024), que sugerem os motivos de algumas marcas usarem eMMC; e os motivos práticos pelos quais o usuário pode querer trocar:
1 - Velocidade de transmissão
O SSD se destaca de muitas unidades de armazenamento, incluindo o eMMC. É de fato o mais gordo em comparação com HDD, unidade de fusão e outras formas de armazenamento sob a mesma especificação.A velocidade de transferência de dados do eMMC tem melhorado o tempo todo, mas quase atinge o limite superior devido à largura do barramento de 1,4,8 bits que ele define. Não é necessário dizer que o eMMC é lento, mas na verdade falta potencial para ser mais rápido que 400 MB/s, enquanto o SSD o faz.
Velocidade de transferência de dados eMMC:
eMMC 4.41 104MB/s
eMMC 4.5 200MB/s
eMMC 5.0 400MB/s
Velocidade de transferência de dados SSD de maior desempenho:As velocidades de leitura variam de 500 MB/s a mais de 3.000 MB/s
As velocidades de gravação variam de 300 MB/s a mais de 3.000 MB/s2 - Capacidade de dados
O eMMC empacota o chip flash NAND e o chip de controle em um único chip para simplificar o design da memória e reduzir ainda mais os componentes. Não é difícil dizer por que é aplicado principalmente em dispositivos móveis e notebooks compactos. De acordo com o design exclusivo, geralmente não é grande o suficiente para arquivos grandes ou armazenamento em massa.Capacidade eMMC:
Capacidade popular de 32 GB e 64 GB
Capacidade disponível 128 GB e 256 GB
- Tamanhos maiores acima de 128 GB raramente são vistos atualmente
- eMMC suporta conexão de cartão microSD como armazenamento expansível
Como o SSD pretende substituir a função do HDD por oferecer maior desempenho na hora de boot, e na abertura de arquivos ou programas, ele não pode ficar muito atrás em relação à capacidade de armazenamento. Ainda menos maior que o do HDD, o armazenamento operacional mais comum do SSD começa em 128 GB.
Capacidade SSD:
Entre 128 GB e 1 TB
3 - Preço
Se você leu comentários em sites, aprenderá sobre uma verdade sobre o valor do SSD. Melhor desempenho, mas custo mais alto. Parece ser um rótulo unificado colocado em uma unidade de estado sólido. Então, quão caro é isso?Aproximadamente US$ 0,20 por gigabyte. Pegando a mesma quantia, se você comprar um SSD de 1 TB, é o suficiente para comprar um HDD de 4 TB ou até maior.
Por outro lado, devido ao preço unitário e à capacidade total, o dinheiro gasto em um dispositivo eMMC diminuiria drasticamente. É inegavelmente barato, mesmo para 128 GB e 256 GB.
Que dava para instalar Linux neles eu sabia, porque, alguns deles vêem justamente com distros Linux, mas, geralmente, é algo customizado pelo fabricante, dai, veio a dúvida se poderia instalar distros gerais neles (compatíveis com o hardware limitado) ou se seriam necessárias versões apropriadas, como ocorre nos casos em que se tem processador ARM, onde cada modelo de máquina é única em configuração específica, mas, vocês foram esclarecedores no sim. Obrigado à todos.
Penso que, uma máquina dessas linkadas abaixo, seria uma alternativa interessante aos chromebooks, instalando-se distros leves, para casos onde a portabilidade e tarefas simples fossem necessárias, atuando o mini-notebook (que têm essencialmente as mesmas especificações de um chromebook) como uma máquina secundária:
https://www.daten.com.br/produto.php?o=sp&i=61
A mídia de armazenamento em geral não faz muita diferença no que diz respeito a compatibilidade no linux, os pontos a se observar são o formato do sistema de arquivos usado, e a velocidade de leitura e escrita.
Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.