Como é feito um servidor?

Como e feito um servidor de armazenamento em nuvem? Um servidor de Internet, etc…

1 Curtida

Existem diversas soluções que podem ser utilizadas para criar um servidor de armazenamento, de forma geral, criar um serviço assim não é trivial. Para situações de pequenos escritório e residências acredito que este vídeo pode ajudar.

:vulcan_salute:

3 Curtidas

veja os videos desse canal, talvez ajude nas suas dúvidas:

em playlist, procure por laboratórios de serviços de rede

Você quer um servidor de quê? Estática ou dinâmica?

vc conhece o funcionamento de qualquer tipo de servidor em geral?

Graças ao padrão do desktop, não existe diferença tenica entre um servidor e um desktop comum, basicamente você vai precisar do Hardware e do Software, o hardware vc já sabe que é basicamente o mesmo que um computador comum (salvo se você quiser algovem escala industrial), e o software vai depender do que você quer, quer um servidor de arquivos estilo dropbox? Tem o Nextcloud, quer algo mais parecido com o Google Docs, tem o OnlyOffice, quer um fórum tipo esse? Tem o Discourse, quer um e-commerce? Tem o WordPress, quer um banco de dados? Tem phpMyAdmin, quer fazer na mão em python? Tem o Django, quer em Javascript? Tem o node.js, Quer um PHP? Tem o php, quer em qualquer linguagem? NC é seu amigo, quer que todo mundo tenha acesso? Dá uma olhada no httpd, precisa acessar remotamente? recomendo usar SSH, quer mexer com git? Tem o GitLab… Enfim, servidor é algo que permite acesso a dados remotamente, mais importante que como montar um servidor, é o que você quer que o servidor faça

3 Curtidas

Prezado, aqui creio que cabe um adendo, porque esta generalização pode causar uma certa confusão.
Em tese, um mesmo conjunto de hardware pode trabalhar como servidor ou como cliente. Mas não é o padrão. Você pode pegar um computador velho da sua casa e transformá-lo num servidor web ou de arquivos. Pode.
Mas um servidor normalmente vai depender da finalidade a quem será destinado.

Aí nesta linha, sim.
A partir do momento em que você define o que o servidor faz e o que ele vai rodar, aí a configuração e o software fazem todo o sentido.
Tem máquina que visa armazenar arquivos, tem mais foco no disco que no processador. Se você vai virtualizar vários serviços, aí é mais importante ter muitos e poderosos núcleos de processamento e por aí vai.

2 Curtidas

Mais eu coloquei um adendo logo depois:

Vc deu um exemplo de escala industrial:

1 Curtida