Como é a execução de vídeos online em navegadores no Linux apesar da falta de aceleração de hardware?

Pergunto isso porque é pouco falado. Como nenhum navegador, infelizmente não tem suporte a aceleração de hardware para vídeo, qualquer vídeo roda usando a CPU. No meu PC antigo faz uma diferença danada.

Nunca tive qualquer problema com isso.

Já usei a máquina sem GPU, utilizando apenas o vídeo onboard da placa mãe. Isso mesmo, um hardware da epoca em que as GPUs onboard vinham da MOBO e não no CPU. Mesmo assim nunca tive problemas com a execução de vídeos nos navegadores, seja Firefox, Chromium ou Chrome.

Vai depender do hardware… Eu acho que 4k vai ter bastante drops em um Celeron moderno, eu tenho um i7 e 4k nunca foi um problema, nem mesmo em 60 fps, como os cores da linha core-i tem desempenho “similar” neste caso acho que rodaria tranquilamente até mesmo em um i3 mas numa pesquisa rápida ha relatos de 50% de uso da CPU no reddit, não espere um comportamento excelente da bateria.

No chromium-freeworld do RPMFusion no Fedora é possível ativar alguns recursos de aceleração que são experimentais ainda, não verifiquei se está disponível na versão do repositório ou no próprio Chrome oficial, não percebi diferenças pois minha GPU é Onboard.

Captura de tela de 2020-04-13 02-43-06

Alias acho que você já criou um tópico sobre isto.

1 curtida

No caso do Firefox ao ativar a composição (camadas aceleradas) opengl ou webrender o vídeo roda de forma bem suave além de diminuir o consumo da cpu.

Eu acho que um dos motivos pra não ter ninguém comentando mt sobre esse assunto é justamente porq não haver problemas na reprodução mesmo com a falta de aceleração via hardware. Posso me utilizar mesmo como parâmetro, sempre utilizei notebook fracos (celeron e inside) e nunca tive problemas pra consumir conteúdo em HD tanto no Firefox quanto em Navegadores base Chromium.

agora o firefox tem aceleração va-api no wayland

“Foi incluso o suporte completo do WebGL e o VA-API quando você estiver em um sessão com o Wayland”

Como esse tópico não teve atenção, criei outro com um abordagem diferente.

Agradeço pelas respostas, é bom saber que não há problema na execução de vídeos!

Tópico apontado pelo @anon58028541 foi fechado e esse permanece, pois foi o que obteve interações.

2 curtidas

Num celeron 450 de 2ghz single core, eu consigo assistir até 1080p 60fps se não tiver fazendo outra coisa

Processador guerreiro, meu Intel core 2 duo não aguenta isso.

1 curtida

O Linux ajuda também, não ter 1 milhão de processos em segundo plano faz toda a diferença, no Windows não conseguia 360o