Como dividir um slot PCI Ex x16 em 4 x4

Confesso que já quase desisti de procurar mas lembrei que existe uma placa de nome raiser, que pega o slot x1 e Gera 4 slots x16, mas que precisa de usb3.0 (minha placa Mae am3 nao possui).
O que quero é separar as lanes do PCI ex x16 em quatro x4. Semi que não é impossivel, MA’s today via, entratanto…

Agradeço a ajuda de todos.

Ao que sei essas placas risers são específicas pra mineração. Uns anos atrás procurei informação pra usar algo parecido como placa de vídeo e só achei relatos que não funcionava.

Já com relação a algumas placas mãe, elas tem seleção na firmware de escolher se vc quer o slot 1 como x16 ou x8 com outro slot. Porém são as placas top de linha, que possuem suporte para multi-gpu.

Vou checar essa da minha placa mãe tem opção via firmeware. Estou querendo mesmo dividir para pode fazer uns upgrade nessa placa mãe mesmo, colocar USB3, instalar um adaptador para nvme m.2 e uma VGA simples que trabalhe em x4.

Enquanto escrevia esse post, encntrei essa imagem em um forum gringo

Ela pega o x16 e divide as lenes em 3 slot x4, estou vendo uma outra alternativa que pode ser mais barato ate.

Comprar um adaptador pci x16 para 4 sockets nvme m.2 x4 e depois um adaptador nvme m.2 para pciex x4. Mas estou começando a achar que não vale a pena.
:pensive:

Esse adaptador parece que funcionaria. O barramento de pci-express é bem simples e basicamente só precisa separar as trilhas. Mas como é algo raro, o preço sobe muito. Ainda tem o detalhe de como prender as placas adicionais, além do cabo flat pci-express x16 $$$

1 curtida