Como Dividir o HD e Qual Distro Escolher?

Pessoal, boa tarde,

Sou iniciante no Linux e preciso saber como fazer o particionamento do HD de maneira correta.
Lembrando que meu HD está dividido, de forma que quero fazer um dual ou trial boot. Por enquanto ele só tem Win 7 pro instalado.
Outra dúvida seria que tipo de distro seria ideal pra mim, pois tenho processador AMD, 8 Gb de RAM e placa de vídeo OnBoard.
E procuro uma distro que seja leve, segura, que seja ativa no sentido de ter sempre atualizações e que não exija um hardware muito potente.

Agradeço a atenção de todos e fico no aguardo.

Qual é o seu perfil de usuário? Você joga?

As distros que geralmente recomendo para novatos são Linux Mint Cinnamon e Pop!_OS (na versão LTS). São estáveis e fáceis de usar, embora não tão aventureiras em termos de atualizações (o que tende a ser uma boa coisa para quem está começando).

Qual é exatamente o seu processador? Você tem SSD? Você tem discos adicionais? Qual o tamanho de cada disco? O sistema atual está instalado em qual disco?

1 curtida

Processador AMD A8-7650K Radeon R7
Não tenho SSD
Tenho apenas um HD de 1 Tb
O Win 7 Pro está instalado nele.

Esqueci de dizer que até gosto de jogar mas nunca tentei nada no Linux. Eu gosto de jogos de estratégia do tipo Monopoly.
Vc sabe se tem algo parecido no Linux ?