Como digitar diacríticos em teclado padrão ABNT2?

Olá a todos. Boa tarde!

Eu estudo latim há oito meses. Sempre usei o caderno para fazer as minhas anotações, mas recentemente, quando as folhas dele acabaram, ocorreu-me de passar tudo o que eu havia anotado para um arquivo do LibreOffice.

Acontece que eu não sei como inserir os diacríticos. Quer dizer, pelo menos a maioria dele, pois o mácron (¯) eu consegui usar apertando as teclas shift + alt gr + [, porém os demais eu não faço a mínima ideia de como colocar.

Um workaround que funcionou para mim foi usar o Caracteres do Gnome para copiar as letras e colá-las, mas somente desse jeito eu consigo escrever “detegěre”, por exemplo. Só que é bastante inconveniente porque para cada letra eu preciso sair do editor de texto, entrar no Caracteres, copiar, voltar de novo ao LibreOffice e colar novamente.

Alguém tem uma dica para contornar isso?

1 curtida

Esse aqui é pra Windows, mas acho que pode funcionar, não testei:

EDIT: acabei de ler o código fonte do teclado ABNT (em /usr/share/X11/xkb/symbols/br – tem um easter egg interessant no cabeçalho dele, diga-se de passagem) e tem na verdade uma maneira de digitar o breve sem a tecla de composição: AltGr + Shift + \. Assim, os dois acentos que fazem falta no teclado dele estão cobertos.

Use a tecla de Composição, que pode ser ativada nas configurações de teclado da sua DE.

Há várias opções, a que eu mais gosto é “Terceiro nível de Ctrl Direto” (ou setxkbmap -option compose:rctrl-altgr via terminal). Daí é digitar AltGr+Ctrl Direito e várias combinações ficam acessíveis:

AltGr + Ctrl Direito + u + e = ĕ
AltGr + Ctrl Direito + _ + e = ē
AltGr + Ctrl Direito + _ + a = ā

E assim por diante. Há combinações fáceis de memorizar para vários outros acentos “exóticos” (como ą, ê, ȯ, etc.).

A única ressalva é que apps baseados no Chromium (incluindo o Electron e os browsers Chrome/Chromium) às vezes não funcionam com essa tecla.

No Linux, o equivalente da primeira dica (em apps GTK) é Ctrl+Shift+U, seguida do codepoint Unicode do caractere. As últimas (Alt+Número) infelizmente é exclusiva de Windows. De qualquer forma, memorizar um monte de número é chato, e só será prático para ele porque o estudo de latim é (presumo) rotina.

2 curtidas

Eu acredito que o layout Português brasileiro (padrão) já tem tudo que você precisa:

Sem necessidade de tecla de composição. Não tenho teclado ABNT2, mas por exemplo:

Shift+AltGr+\  e = ĕ
Shift+~ e = ẽ
Shift+AltGr++ k = ķ
Shift+" e = ë

No meu caso que é um teclado americano eu uso o layout Ingles (us, Intl., com teclas mortas):

onde ficaria algo como:

Shift+AltGr+9 e = ĕ
Shift +~ e = ẽ
Shift+AltGr+5 k = ķ
Shift+" e = ë
5 curtidas

Valēte, @Capezotte! Muito, muito obrigado mesmo, meu amigo. Sua dica poupou-me de um grande trabalho, e o meu touchpad de muito uso!

Sit Dĕus retribuat tuæ liberalitati.

2 curtidas

Eu havia consultado essa fonte antes de abrir o tópico, mas não encontrei os caracteres que eu procurava. Menos mal que outro user postou a combinação de teclas de que eu estava precisando.

1 curtida

Olá, @romulopb.

A combinação para o braquia funcionou, mas o mácron não corresponde ao informado, pelo menos no meu teclado.

De fato, Shift+AltGr+\ retornou o braquia, mas o Shift+~ retorna o acento circunflexo, Shift+AltGr+k retorna o et (como se chama o & em latim, vulgo “E comercial”) e Shift+" retorna as aspas, naturalmente.

sim ele vai mostrar o til, mas é só digitar o e em seguida que ele substitui por ẽ, é confuso porque realmente alguns acentos não aparecem, ficam esperando a letra, não é o caso desse.

1 curtida

Não entendi bem o que você quer com Shift+AltGr+k, é Shift+AltGr++ (deve ter tido confusão para entender que o último + é literal) e dai digitar k.

Qual? Fiquei curioso. Talvez seja interessante postá-lo no tópico de easter eggs, inclusive, quem sabe você não é o descobridor?!

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.