Olá a todos. Boa tarde!
Eu estudo latim há oito meses. Sempre usei o caderno para fazer as minhas anotações, mas recentemente, quando as folhas dele acabaram, ocorreu-me de passar tudo o que eu havia anotado para um arquivo do LibreOffice.
Acontece que eu não sei como inserir os diacríticos. Quer dizer, pelo menos a maioria dele, pois o mácron (¯) eu consegui usar apertando as teclas shift + alt gr + [, porém os demais eu não faço a mínima ideia de como colocar.
Um workaround que funcionou para mim foi usar o Caracteres do Gnome para copiar as letras e colá-las, mas somente desse jeito eu consigo escrever “detegěre”, por exemplo. Só que é bastante inconveniente porque para cada letra eu preciso sair do editor de texto, entrar no Caracteres, copiar, voltar de novo ao LibreOffice e colar novamente.
Alguém tem uma dica para contornar isso?
1 curtida
Esse aqui é pra Windows, mas acho que pode funcionar, não testei:
EDIT: acabei de ler o código fonte do teclado ABNT (em /usr/share/X11/xkb/symbols/br
– tem um easter egg interessant no cabeçalho dele, diga-se de passagem) e tem na verdade uma maneira de digitar o breve sem a tecla de composição: AltGr + Shift + \. Assim, os dois acentos que fazem falta no teclado dele estão cobertos.
Use a tecla de Composição, que pode ser ativada nas configurações de teclado da sua DE.
Há várias opções, a que eu mais gosto é “Terceiro nível de Ctrl Direto” (ou setxkbmap -option compose:rctrl-altgr
via terminal). Daí é digitar AltGr+Ctrl Direito e várias combinações ficam acessíveis:
AltGr + Ctrl Direito + u + e = ĕ
AltGr + Ctrl Direito + _ + e = ē
AltGr + Ctrl Direito + _ + a = ā
E assim por diante. Há combinações fáceis de memorizar para vários outros acentos “exóticos” (como ą, ê, ȯ, etc.).
A única ressalva é que apps baseados no Chromium (incluindo o Electron e os browsers Chrome/Chromium) às vezes não funcionam com essa tecla.
No Linux, o equivalente da primeira dica (em apps GTK) é Ctrl+Shift+U, seguida do codepoint Unicode do caractere. As últimas (Alt+Número) infelizmente é exclusiva de Windows. De qualquer forma, memorizar um monte de número é chato, e só será prático para ele porque o estudo de latim é (presumo) rotina.
2 curtidas
Eu acredito que o layout Português brasileiro (padrão)
já tem tudo que você precisa:
Sem necessidade de tecla de composição. Não tenho teclado ABNT2, mas por exemplo:
Shift+AltGr+\ e = ĕ
Shift+~ e = ẽ
Shift+AltGr++ k = ķ
Shift+" e = ë
No meu caso que é um teclado americano eu uso o layout Ingles (us, Intl., com teclas mortas)
:
onde ficaria algo como:
Shift+AltGr+9 e = ĕ
Shift +~ e = ẽ
Shift+AltGr+5 k = ķ
Shift+" e = ë
5 curtidas
Valēte, @Capezotte! Muito, muito obrigado mesmo, meu amigo. Sua dica poupou-me de um grande trabalho, e o meu touchpad de muito uso!
Sit Dĕus retribuat tuæ liberalitati.
2 curtidas
Eu havia consultado essa fonte antes de abrir o tópico, mas não encontrei os caracteres que eu procurava. Menos mal que outro user postou a combinação de teclas de que eu estava precisando.
1 curtida
Olá, @romulopb.
A combinação para o braquia funcionou, mas o mácron não corresponde ao informado, pelo menos no meu teclado.
De fato, Shift+AltGr+\ retornou o braquia, mas o Shift+~ retorna o acento circunflexo, Shift+AltGr+k retorna o et (como se chama o & em latim, vulgo “E comercial”) e Shift+" retorna as aspas, naturalmente.
sim ele vai mostrar o til, mas é só digitar o e em seguida que ele substitui por ẽ, é confuso porque realmente alguns acentos não aparecem, ficam esperando a letra, não é o caso desse.
1 curtida
Não entendi bem o que você quer com Shift+AltGr+k, é Shift+AltGr++ (deve ter tido confusão para entender que o último + é literal) e dai digitar k.
Qual? Fiquei curioso. Talvez seja interessante postá-lo no tópico de easter eggs, inclusive, quem sabe você não é o descobridor?!
Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.