Como digitalizar um documento no Linux?

Então gente, consegui fazer ate a minha querida mãe de 60 anos usar o linux, e ela em nenhum momento precisou da minha ajuda pra nada… Porem ela usa muito pra trabalho e so pra fazer a Epson L305 funcionar ja foi um parto! Um milhão de drivers para escolher e etc, enfim esse não é o assunto agora, o problema agora é, a impressora dela esta conectada via cabo no computador dela, imprime normal, porem quando a gente faz o mesmo procedimento de segurar dois botões na impressora para digitalizar um arquivo, igual a gente fazia no windows, nada acontece :confused:. Eu cheguei a achar um tutorial no youtube do cara usando o xsane para imprimir, mas o programa não acha a minha impressora que esta conectada via cabo, tentei também o skanlite mas nada feito, e é muito inconveniente ela ter que ficar tirando foto de documento quando precisa digitalizar algo, se alguém puder ajudar eu agradeço!

3 curtidas

Infelizmente não sei exatamente como arrumar seu problema, mas tanto no Ubuntu quanto no Mint já vem um app de scanner no sistema. Você encontrou essa opção? QUando usava uma impressora HP, essa função funcionava normalmente.

Não sei se você conhece, mas outra dica que dou, é que se um dia ela precisar digitalizar um documento e não tiver uma impressora por perto, caso ela tenha smartphone, o aplicativo CamScanner é muito bom. Prefiro ele do que a minha impressora. A qualidade da digitalização fica bem melhor e dá para salvar direto na nuvem.

2 curtidas

Tentou o simple-scan?

2 curtidas

Sempre consegui usar o Simple Scan. Ele nunca me deixou na mão.Você, provavelmente, só não vai conseguir usar o botão de atalho.

Sei que já deve ter feito isso, mas tentou usando os drivers do site da própria Epson?

1 curtida

Concordo. Usando o celular dá para resolver praticamente todas as necessidades, inclusive arquivos com várias páginas.
Tem até uns suportes que dá para comprar pela web para manter o celular na altura ideal para pegar uma página inteira com a menor distorção possível.

:vulcan_salute:

1 curtida

Ela é moderna, ta usando o CamScanner sim, mas mesmo assim ta sismada com a impressora ter que digitalizar para o computador, ja tentei o aplicativo que vinha nativo no Kubunto, e outros, como simple scan etc etc

Pior que o driver que eu uso é um da epson recomendada pela mesma, no site da epson n tem pra baixar da L305 pro linux, mas na lista de drivers que ja veio no Kubuntu o unico que funciona é esse daqui:


Todos os outros que também tem essa tag (Recommended) da propria epson, não fazem a impressora nem imprimir :confused:, teria alguma forma de atualizar esses drivers para aparecer mais da epson? Ou o que vem no Kubuntu ja é tudo que quem da epson?

Ja tentei sim amigo, nada feito.

qual a distro que você usa?
para os botões use o scanbd
configuração
https://wiki.archlinux.org/index.php/Scanner_Button_Daemon

sobre o sane
Pode acontecer que vários backends suportem (ou pretendam oferecer suporte) ao seu scanner e que uma escolha em uma não funcione (o scanner não será exibido pela scanimage -L). Isso aconteceu com os scanners Epson mais antigos e os respectivos epson2… Nesse caso, a solução é comentar o backend indesejado no /etc/sane.d/dll.conf. No caso da Epson, isso seria mudar

epson2
#epson

para

#epson2
epson
1 curtida

Eu consegui achar exatamente o driver da impressora no site da epson, depois de ter tentado mais de uma vez pesquisar a mesma coisa o site me deu o resultado que eu queria, entretanto o scanner continua sem querer trabalhar de forma alguma :confused:

Só por desencargo, já que estou sem scanner no momento, quando você digita
sudo sane-find-scanner no terminal o que acontece?

1 curtida

A proposito, estou usando o Kubuntu

sane-find-scanner will now attempt to detect your scanner. If the

result is different from what you expected, first make sure your

scanner is powered up and properly connected to your computer.

No SCSI scanners found. If you expected something different, make sure that

you have loaded a kernel SCSI driver for your SCSI adapter.

could not fetch string descriptor: Pipe error
could not fetch string descriptor: Pipe error
found USB scanner (vendor=0x04b8, product=0x1105) at libusb:001:003

Your USB scanner was (probably) detected. It may or may not be supported by

SANE. Try scanimage -L and read the backend’s manpage.

Not checking for parallel port scanners.

Most Scanners connected to the parallel port or other proprietary ports

can’t be detected by this program.

já tentou editar este arquivo como falei.

e depois executar o scanimage -L para ver se aparece

1 curtida

Eu acabei de baixar do site da epson esse pacote aqui que diz ser para o scanner da minha impressora, mas n sei instalar, aqui vai a foto do pacote:


É esse “imagescan-bundle-ubuntu-18.10-3.59.2x64.deb.tar.gz”, ele esta na pasta “Downloads”

Não to conseguindo, mesmo com o xsane instalado ta falando que esse diretorio não existe

provavelmente tem um .deb, dentro da pasta descompactada.

já tentou usar o scanimage -L como o @swatquest só para saber o que foi detectado pela libusb?

1 curtida

Tentei aqui, disse que não tem scanners :confused:

Outra excelente opção e que utilizo é o Office Lens da Microsoft!

1 curtida

Tentei seguir um tutorial que tinha usado para instalar um programa a um tempo atras, exatamente para instalar esse pacote do site da epson para o scanner da minha impressora funcionar mas deu uns erros, sabem como arrumar?


Aqui vão os erros: