Nesses dias eu fiz um upgrade no meu pc, troquei de fonte e finalmente coloquei uma gpu dedicada. e agora que eu posso jogar jogos pesados graficamente eu quero jogar, e eu tive a ideia de fazer um dual boot linux e windows com uma partição para jogos, eu ja jogo no linux com o proton, mas existem jogos como fortinite que amigos meus jogam que tem anti cheat e não da para jogar no linux, alem de jogos mais pesados para cpu, e que eu acho que vai ter perda com a tradução do proton.
A minha pergunta é que tipo de partição e organização eu tenho que fazer? não manjo muito sobre, so o sulficiente para fazer o dualboot que eu tenho instalado.
Que tipo de partição seria aceita tanto no linux quanto no windows e como eu poderia fazer minha steam baixar e ler jogos dessa partição? Alem de qual a melhor forma para organizar.
Deixa ver se eu entendi. Você fez dual-boot Linux e Windows. Mas, quer um único modelo de particionamento que guarde jogos dos dois sistemas? Cara, pelo que eu entendi, é um pouco complexo ou impossível (posso estar enganado), já que, até distribuições se utilizam de sistemas de arquivos em formas diferentes em alguns casos.
pelo que entendo o linux consegue ler varios senão todos os formatos, sendo o problema o windows. pelas minhas buscas uma boa pode ser exfat para a partição de jogos. vou ver noq da
Bem, não dá pra dizer que é impossível isso de manter uma partição para jogos tanto no linux quanto no windows, MAS dá pra dizer que vc vai ter muita dor de cabeça pra fazer isso funcionar.
Geralmente os programas precisam, além dos dados dos arquivos, também manter informação sobre os próprios arquivos (atributos) como proprietários, se é executável, escondido, etc… Daí 1) Se usar NTFS o linux não tem bom suporte a escrita e não consegue usar os atributos que ele necessita. 2) Se usar exfat, nem o windows nem o linux vão conseguir trabalhar bem com os atributos. 3) Se usar ext4 o windows não consegue acessar.
Então é mais fácil não misturar instalação de jogos entre sistemas operacionais, eu não criaria uma partição mista. Como vc só tem um disco de 480, particiona metade/metade pra cada sistema. Detalhe é que o proton funciona muito bem no linux e praticamente não há diferença de rodar nele ou no windows, caso o jogo seja compatível (o wine não é um emulador, mas sim uma reimplementação das bibliotecas do windows, então o executável que o jogo roda é o mesmo)