Eu entrei em um grupo de IRC, porém, tive as seguintes impressões:
- Não há login global, todo login é realizado localmente para cada servidor que você entrar, sendo bem diferente do que estamos habituados com o discord
- Comandos simples devem ser digitados na caixa de conversa para registrar-se num servidor
- Mesmo quando registrado, caso você saia do servidor, ao entrar não poderá ver conversas anteriores, fazendo parecer que você esta sempre entrando pela 1ª vez…
Minhas impressões estão corretas??? Há alguma forma de poder sair, entrar e ver conversas anteriores para por exemplo realizar uma pergunta e ver a resposta posteriormente? Ou é necessario manter o computador ligado para tal feito? 
Estão, infelizmente. IRC é apenas um protocolo pra trocar mensagens (daí a necessidade de comandos pra senha), e Discord tá queimando um monte de dinheiro dos investidores pra centralizar e armazenar esse monte de conversas.
Alguns servidores de IRC até armazenam as conversas anteriores, seja em outra parte do site da organização responsável, seja enviando mesmo assim que você loga, mas se o servidor em específico que você vai não tem essa função, infelizmente é mantendo o client sempre na ativa pra não perder mensagens.
Tangente: Discord também deturpou um pouco o conceito de “servidor”. Se o IRC fosse como o Discord, você iria na “IRC Inc.”, criaria uma conta lá e cada “servidor” que você cria na verdade é um programinha rodando no datacenter da IRC Inc… No entanto, o IRC é tipo o HTTP, é apenas maneira de se comunicar. Não há nada que une dois servidores IRC a não ser a mesma “língua”.
1 curtida
Poxa interessante, com clientes é possivel automatizar o login e armazenar as mensagens recebidas ao menos enquanto o computador estiver online??? 
Por clientes você diz, programas dedicados para IRC?
Sim. Na época que usava mais IRC, costumava usar clients por ser mais conveniente.
Sim, com xchat eu consigo fazer com que ele conecte automaticamente e mantenha o registro das conversas recebidas durante o tempo que o computador ficou ligado?