Como desligar a renderização por hardware no lubuntu?

Oi, é minha primeira vez fazendo um tópico, então peço desculpas caso eu não explique meu problema de uma forma inteligente.

Eu comecei a usar distribuições a pouco tempo e sou iniciante nessa área.

Meu problema em si, é a fluidez do sistema lubuntu 18.04. Claro que a interface dele é muito leve e com 1GB de ram que tenho, ajuda muito. Mas hoje, eu fui testar o linux mint 19 através de um USB e nesse live cd, o sistema estava bem rápido… mesmo com um compositor e efeitos de transparência ativados. e logo depois eu instalei o linux mint 19 e toda aquela velocidade vista no live cd, de repente sumiu, e se eu usasse os mesmos efeitos de transparência e tals, o sistema ficava uma carroça.

Eu lembro de usar o windows 7 e lá, eu tinha que instalar os drivers de vídeo da minha placa mãe P4M800PRO-M478 manualmente, e depois de instalar os drivers, o sistema perdia muito da sua fluidez. E com isso, eu pensei que, como o ubuntu instala os drivers automaticamente, eu penso que o motivo do sistema lubuntu e linux mint, fiarem lentos, são por causa desse driver VIA/S3G P4M800PRO VGA Driver.

Eu não sei se deixei claro, mas eu sempre usei windows e antes de instalar driver de vídeo da placa mãe, o sistema era muito fluido e eu encontrei uma fluidez superior no lubuntu e no mint, mas apenas em live cd, e não com o sistema instalado posteriormente. Então eu queria saber o motivo disso, porque meu sistema fica fluido apenas em live cd? E se tiver alguma solução para esse problema, como de alguma forma, desligar a renderização OpenGL do sistema, eu realmente quero saber como resolver. Obrigado

1 curtida

Eu não uso o Lubuntu (nem LXQt/LXDE), mas a maneira de fazer isso na maioria dos ambientes gráficos é buscando por configurações envolvendo compositor. Desligando-o, não há aceleração de hardware para renderização do ambiente (painéis, bordas de janela, etc.).

Porém, aplicativos ainda podem utilizar, por conta deles mesmos, aceleração por hardware (especialmente browsers). Daí é necessário buscar nas opções como desativar.

A opção “nuclear” de desativar os drivers é algo eu não tenho confiança para ensinar nem nas distros que eu uso, quem dirá nas que eu não uso.

1 curtida

De fato, eu até tentei desabilitar o compositor, como mostra na imagem:

E até teve uma melhora no desempenho, mas ainda não consigo entender como no live cd o sistema rodou tão bem com o compositor ativado, sem precisar desligar nada e com o sistema instalado de fato, as coisas rodarem tão lentas.