Olá, faz um tempo que não uso o Linux, a pergunta é meio boba, ainda mais pra um cara que usa Linux a quase 4 anos, mas sempre eu tive dúvida de como desinstalar um programa corretamente, eliminando ele por completo, podem me ajudar?
Como vi no seu perfil que você usa o Linux mint, você pode eliminar completamente um pacote e seus arquivos de configuração usando o comando: $ apt-get --purge remove
Isso depende da distro, mas no geral, o programa q usa pra gerenciar pacotes tanto instala qto desinstala.
O problema com dependências pode ter sem p purge, o q ele remove a mais ñ são as dependências e sim os arquivos de configuração do pacote, q normalmente ficam na sua /home.
O purge não elimina dependências, amigo.
Para eliminar um pacote, seu arquivo de configuração e as dependências, você deve rodar o comando: $ sudo apt-get purge --auto-remove e isso só eliminará as dependências que não estão sendo usadas por outros programas.
Porém, é sempre bom dar uma lida no que está sendo removido.
Falei de gerenciador de pacotes de modo genérico, apesar de ter vários de interface gráfica, costumo fazer muitas alterações via terminal, principalmente instalações (desinstalo pouco).
Obrigado! Só existe aquele comando que me falou ou tem outras opções?
Faz muuuuito tempo que eu não uso distros baseadas no Debian/Ubuntu, mas até onde eu sei, o: $ apt-get --purge remove é o único para remover pacotes junto ao arquivo de configuração. Uma outra opção é você remover apenas o pacote usando: $ sudo apt-get remove e excluir o arquivo de configuração manualmente.
bem não faça isso amigo, pois se Você desinstala um programa completamente você apaga as dependências dele e como elas são compartilhadas pode apagar as dependências de outro app
Repito: o purge não remove dependências e o auto-remove só remove dependências que não estão sendo usadas. Porém, é sempre bom dar uma lida no que está sendo removido.
Com certeza… é bem melhor evitar isso é não desinstalar por esse modo há menos que esteja com pouco espaço no Hd
Da uma olhada nesse vídeo…se inscreve lá e deixa o gostei…o canal é meu é o projeto também…em breve terá novas atualizações e vídeos
Pela sua central de software clicando em desinstalar, ou via synaptic desmarcando o pacote ou via terminal com comandos já citados do apt…sendo que via terminal tbm pode remover programas via flatpak/snap
Para apagar os arquivos de configuração pode depender um pouco do programa e o método de instalação,as todos ficam na home…
Eu uso a loja de aplicativos pois sou Nutella.
Se o gerenciador de pacote tem um log dos arquivos instalados, ele vai ser removido completamente com o comando de desinstalar, manualmente vai por make mesmo.
Só pra complementar aí o comando que costuma dar merda no apt e todo mundo tá falando aí é o apt-get autoremove esse sim desinstala todas as bibliotecas que não estão em uso e se algum pacote for mal documentado pode remover alguma dependência não explícita no pacote mas é raro em distrito mais estáveis como o Debian por exemplo
sudo apt autoremove --purge nomedoprograma
Remove dependências e arquivos de configuração.
Não utilize esse comando em meta-pacotes ou irá quebrar o sistema.
Esta uma pauta para o Diolinux sobre comando de desinstalação e uso ou não do ¨Purge¨ nos comandos. Pois já tive problemas com este ao remover um app do sistema para instalar outro…