Como desinstalar um programa 100% no Linux?

linux-mint

Olá, faz um tempo que não uso o Linux, a pergunta é meio boba, ainda mais pra um cara que usa Linux a quase 4 anos, mas sempre eu tive dúvida de como desinstalar um programa corretamente, eliminando ele por completo, podem me ajudar?

3 Likes

Como vi no seu perfil que você usa o Linux mint, você pode eliminar completamente um pacote e seus arquivos de configuração usando o comando: $ apt-get --purge remove

1 Like

Isso depende da distro, mas no geral, o programa q usa pra gerenciar pacotes tanto instala qto desinstala.

1 Like

Eu vi em alguns lugares que o purge não é recomendado pq remove dependências e outro programa pode estar usando alguma delas, será que não tem problema?

0 Likes

Eu costumo usar o terminal, não sou muito de usar interface gráfica

0 Likes

O problema com dependências pode ter sem p purge, o q ele remove a mais ñ são as dependências e sim os arquivos de configuração do pacote, q normalmente ficam na sua /home.

0 Likes

O purge não elimina dependências, amigo.

Para eliminar um pacote, seu arquivo de configuração e as dependências, você deve rodar o comando: $ sudo apt-get purge --auto-remove e isso só eliminará as dependências que não estão sendo usadas por outros programas.

Porém, é sempre bom dar uma lida no que está sendo removido.

1 Like

Falei de gerenciador de pacotes de modo genérico, apesar de ter vários de interface gráfica, costumo fazer muitas alterações via terminal, principalmente instalações (desinstalo pouco).

1 Like

Obrigado! Só existe aquele comando que me falou ou tem outras opções?

0 Likes

Faz muuuuito tempo que eu não uso distros baseadas no Debian/Ubuntu, mas até onde eu sei, o: $ apt-get --purge remove é o único para remover pacotes junto ao arquivo de configuração. Uma outra opção é você remover apenas o pacote usando: $ sudo apt-get remove e excluir o arquivo de configuração manualmente.

1 Like

bem não faça isso amigo, pois se Você desinstala um programa completamente você apaga as dependências dele e como elas são compartilhadas pode apagar as dependências de outro app

0 Likes

Repito: o purge não remove dependências e o auto-remove só remove dependências que não estão sendo usadas. Porém, é sempre bom dar uma lida no que está sendo removido.

0 Likes

Com certeza… é bem melhor evitar isso é não desinstalar por esse modo há menos que esteja com pouco espaço no Hd
Da uma olhada nesse vídeo…se inscreve lá e deixa o gostei…o canal é meu é o projeto também…em breve terá novas atualizações e vídeos

1 Like

Pela sua central de software clicando em desinstalar, ou via synaptic desmarcando o pacote ou via terminal com comandos já citados do apt…sendo que via terminal tbm pode remover programas via flatpak/snap

Para apagar os arquivos de configuração pode depender um pouco do programa e o método de instalação,as todos ficam na home…

1 Like

Eu uso a loja de aplicativos pois sou Nutella.

1 Like

Se o gerenciador de pacote tem um log dos arquivos instalados, ele vai ser removido completamente com o comando de desinstalar, manualmente vai por make mesmo.

0 Likes

Só pra complementar aí o comando que costuma dar merda no apt e todo mundo tá falando aí é o apt-get autoremove esse sim desinstala todas as bibliotecas que não estão em uso e se algum pacote for mal documentado pode remover alguma dependência não explícita no pacote mas é raro em distrito mais estáveis como o Debian por exemplo

0 Likes

sudo apt autoremove --purge nomedoprograma

Remove dependências e arquivos de configuração.

Não utilize esse comando em meta-pacotes ou irá quebrar o sistema.

2 Likes

Esta uma pauta para o Diolinux sobre comando de desinstalação e uso ou não do ¨Purge¨ nos comandos. Pois já tive problemas com este ao remover um app do sistema para instalar outro…

1 Like