Como desinstalar um aplicativo completamente (sem deixar rastros)?

Como eu posso desinstalar um programa por completo? já utilizei o purge, autoremove, mas, por exemplo, quando instalo o Google Chrome novamente as extensões e configurações continuam lá, como se eu nem tivesse removido.

2 curtidas

Creio que o sudo apt purge <nome do aplicativo> funcione

1 curtida

Se vc logar com sua conta do google logo após instalar o mesmo, ele restaura tudo, agora após desinstalar, veja se sobrou algo na pasta .config do usuário

/home/“user”/.config/google-chrome/

Realmente tem várias pastas de programas que eu instalei (na .config), vou apagar e ver se funciona, valeu! :smiley:

Os programas desinstalados pelo gerenciador de pacotes, seja ele da distribuição que for, não apagam os arquivos de configuração que por ventura tenham ficado na pasta pessoal dos usuários.

A completa desinstalação somente com a remoção dos arquivos na pasta do usuário, onde estarão nas pastas ocultas: .config, .local e .share

Atenção ao apagar coisas por lá, pois são as configurações de quase todos os programas! Sugiro sempre em vez de apagar, renomeie a pasta para algo fácil de identificar. Se renomeou, reiniciou a interface gráfica e funcionou, que bom, pode apagar o diretório de backup. Porém se der algum erro estranho renomeie de volta o diretório. Eu uso .old no final do nome, mas é comum usar tbm .del .bkp ou vc inventa o seu .micco