Como descubro o driver físico de rede no Mint 19.03 cinnamon

Já estou usando Mint 19.03 Cinnamon, e não consigo instalar o driver de rede para conectar com cabo ethernet. Já visitei o site do fabricante do noteboock e ele não dá suporte pra linux, somente windows. O que posso fazer pra resolver o problema.

Colega, qual o modelo da placa?
Se tiver conhecimento no terminal, abra ele e mande o comando:

lspci

E cole aqui a saída, qual distro você tá usando?

Ethernet controller: Realtek Semiconductor Co., Ltd. RTL8111/8168/8411 PCI Express Gigabit Ethernet Controller

estou usando o linux Mint 19.03

Tenta instala esse firmware:

apt-get install firmware-realtek

E: Não foi possível abrir arquivo de trava /var/lib/dpkg/lock-frontend - open (13: Permissão negada)
E: Unable to acquire the dpkg frontend lock (/var/lib/dpkg/lock-frontend), are you root?

Não deu certo

Executa com o sudo.

sudo apt-get install firmware-realtek

Se está sem Internet, isso provavelmente não irá funcionar, tente colocar Internet através do USB do celular

1 curtida

Nem me atentei a isso só olhei o modelo da placa dele, mas em todo caso é só ele baixa o .deb e passa pro pc e instala. Obrigado.

Lendo informação de estado… Pronto
E: Impossível encontrar o pacote firmware-realtek

não deu certo, não sei o que fazer, vou procurar no site do fabricante de novo

Não mesmo, você não tem internet eu fui direto pro modelo da sua placa de rede eu achei que você tava com internet pelo menos a cabo, baixa esse firmware ai em outro pc e passa por pen drive e instala.

se teu telefone tiver conectado num Wifi (ou se vc for burguês e usa o 3/4G pra tudo) vc pode ligar o telefone no PC e fazer tethering
ai é só

sudo apt update && sudo apt install firmware-realtek -y