Como descobrir a partição /boot que o grub usa?

Galera, recentemente instalei o Debian 10, mas esqueci de apagar a partição /boot que o Ubuntu usava. Agora Estou com duas /boot no HD. Tem como saber qual delas o grub ta usando?
Agradeço desde já.

cat /proc/mounts | grep boot
acho que é o suficiente, pode ver também no monitor do sistema, aqui no caso do GNOME.

3 curtidas

No grub.cfg tem a partição. Dependendo do particionamento ele estará escrito como (hd0,1) ou (hd0,gpt1), ou outros ainda, mas pouco comuns. Esse é o formato que o grub vê os discos e partições. Então verifique qual a partição usada. Se for a 2, é a partição dois do disco. Se vc tem mais discos, tem que adivinhar pelo número de particoes.

Outra opção seria você criar um arquivo no /boot. Aí no grub, aperte ‘e’ e anote a partição do set root=(hdX,gptY). Entre no modo de linha de comando do grub digite ‘c’, e investigue a partição. Digite ‘ls’ e verá todos os discos e partições reconhecidos pelo grub. Digite ‘cd (hdX,gptY)’ . Digite ‘ls’ e veja se o arquivamento vc criou é mostrado. Daí vc terá certeza da partição realmente em uso.

2 curtidas

Cara eu vou deixar assim msm. N ta me atrapalhando. Qualquer coisa se eu quiser mesmo vou no unidunitê. Mas mt obrigado

No meu so aparece o disco de /. Mesmo o /boot sendo separado.

Se só aparece o / sua partição de boot está dentro do / provavelmente um sistema bios onde o grub é instalado no MBR, caso contrario deveria ser exibida em /proc/mounts qualquel dispositivo que esteja montado deve aparecer lá.

1 curtida