Como desatualizo meu kernel

Sim, desejo desatualizar meu kernel. O motivo desse meu desejo é a “compatibilidade” com minha cpu da amd, recentemente venho tendo alguns problemas onde meu fedora 40 faz o “logout”, pesquisando e perguntando no forum do fedora (Meu Post) obtive a responsta de meu problema, aparente mente o kernel 6.10 não se comporta muito bem com minha cpu, particularmente não sei se desatualizar o kernel solucionaria o meu problema, por esse motivo venho aqui onde posso ter uma resposta ao meu problema. Desde já obrigado

2 curtidas

Há alguns repositórios da comunidade que fornecem kernels LTS para o Fedora, como este aqui:
https://copr.fedorainfracloud.org/coprs/kwizart/kernel-longterm-6.6/

Outra opção seria ir no kernel.org, escolher a versão que você deseja e compilar a partir do código fonte. Há diversos tutoriais na internet ensinando a compilar o kernel.

E uma dica que eu posso dar, se for compilar o kernel, em vez de usar o make modules-install e copiar as imagens para o /boot manualmente, há uma opção para criar o pacote rpm, com make rpm-pkg ou make binrpm-pkg; daí é só instalar os pacotes gerados. Fica mais fácil remover versões antigas também. Sugiro criar um diretório padrão para baixar e compilar, como /usr/local/src/linux e salvar o arquivo .config, para que possa reutilizá-lo quando for compilar novas versões…

3 curtidas

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.